Translate

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fundamentos Técnicos da Puxada – Parte 2 - Tommy Kono (1972)

Este artigo é uma continuação do que publicamos anteriormente, onde já destacamos dois fatores essenciais para alcançar a máxima potência na puxada para o Arranco. Para relembrar, estes pontos são:

1- Começar a puxada da plataforma de uma forma firme e controlada utilizando apenas os grupos musculares grandes e mais fortes do corpo (quadris, glúteos e coxa), mantendo uma posição fixa das costas.

2- Manter a barra bem próxima ao corpo enquanto ela está em movimento

Neste artigo analisaremos uma sequência de fotos de Gennady Ivanchenko, da União Soviética, tiradas em Fevereiro de 1971 em Paris, quando estabeleceu o recorde mundial de Arranco com 153 kg, na categoria até 82,5 kg. Embora esse resultado já tenha sido excedido, essas fotos ainda servem para uma boa análise e ajudam a enfatizar os dois pontos de destaque da primeira parte deste artigo.

Antes de analisarmos quadro a quadro a técnica do Arranco de Ivanchenko, vamos observar os dois pontos salientados acima:

- As fotos 2 a 5 não mostram nenhuma mudança no ângulo das costas em relação à plataforma. Costas, ombros e cabeça ficam em um ângulo fixo. Só os grandes grupos musculares dos glúteos, dos quadris e das coxas estão em ação. Os braços permanecem em linha reta e tensos durante esta fase da puxada. 

- As fotos 6 a 9 mostram o campeão russo mantendo a barra muito perto do corpo nas fotos 10 a 12 ele mantém o corpo perto da BARRA . Em ambos os casos, a barra não estava balançando em seu trajeto, sempre próximo em relação ao corpo. Os termos acima em maiúsculas que parecem a mesma coisa mas não são: "A barra muito perto do corpo" e "o corpo perto da barra" serão explicados totalmente no final deste artigo para esclarecer o texto.

PRIMEIRA PUXADA 
Foto 1: Ivanchenko ainda não iniciou sua puxada, mas está se posicionando para iniciar. Alguns levantadores antes do início da puxada, mantêm o quadril extremamente baixo, como no caso de Yoshinobu Miyake do Japão, ou então elevam seus quadris com as pernas pouco flexionadas como o Finlandês Jaako Kailajarvi (leia um pouco sobre estes dois levantadores ao final deste texto). Alguns levantadores forçam o pescoço para a frente e avançam os ombros bem à frente da barra antes da puxada. Estas posições variadas, em que cada um acomoda o corpo em sua própria e correta posição para começar a puxada, tem em comum o fato de todos eles estarem com os braços estendidos e perpendiculares ao chão enquanto as costas, ombros e cabeça tornam-se fixos.
                      
                                                                                     Foto 2: Começa a Primeira Puxada. Observe como o corpo e a cabeça estão fixos em uma linha rígida e os braços permanecem em linha reta. Observe o ângulo das costas em relação à plataforma.

Foto 3: Nenhuma mudança é visível entre esta foto e a anterior, exceto a maior extensão de pernas. A barra ainda está viajando com relativa lentidão e se percebe isso pela alteração muito pequena de altura entre a partida do chão até a altura alcançada neste momento. 
3                                                     4                                                     5
Foto 4: O ângulo das costas em relação à plataforma não mudou nem um pouco, embora a extensão das pernas já seja maior. Embora a barra pareça ter acelerado um pouco mais, ela ainda está viajando com relativa lentidão. Vou repetir aqui mais uma vez: a cabeça, ombros e costas mantiveram-se na mesma posição fixa ao longo das fotos 2, 3 e 4.

Foto 5: A barra está um pouco acima da altura do joelho e ainda nesta fase há pouca diferença no ângulo das costas em relação à plataforma. Note que as pernas estão quase em linha reta, uma posição necessária porque os joelhos devem sair do caminho da barra em seu percurso ascendente. O mesmo resultado acontecerá sempre que estivermos em uma posição inicial correta e em seguida tentarmos “empurrar a plataforma para baixo”.

Nesta fase, a barra moveu-se em direção à linha de centro do corpo (veja abaixo a imagem da Puxada em "S") e o equilíbrio combinado entre o corpo e a barra deslocou-se da parte anterior dos pés em direção ao meio (ou mesmo ligeiramente para trás) dos pés. Os glúteos parecem projetar-se para trás, mas isto é compensado pelos ombros e cabeça se projetando para a frente.



SEGUNDA PUXADA
Agora chegamos ao que denomino de Segunda Puxada, a área onde se tem a maior potência de puxada por causa da alavancagem dos músculos sobre os ossos. 

Foto 6: A barra é mantida perto das coxas e significa neste caso que a barra desliza ao longo das coxas. É nesta foto que Ivanchenko está tentando colocar a massa combinada de seu corpo e da barra de volta para as pontas dos pés.
Foto 7: O corpo está na posição mais forte de alavanca para empregar tantos grupos musculares quanto possível a fim de obter uma puxada explosiva. Suas coxas, parte inferior das costas, ombros e panturrilhas estão na posição mais vantajosa para a máxima força de extensão. Neste ponto, a massa combinada do peso corporal com a barra mudou-se para a parte anterior dos pés. 

Foto 8: Todos os grupos musculares fortes estão trabalhando em conjunto, como pode ser visto comparando a foto 7 com esta. Os braços ainda em linha reta nesta fase porque se eles fossem empregados antecipadamente enquanto todos os grupos de músculos mais fortes estão "explodindo", os braços apenas retornariam para a posição de extensão, causando assim a perda de toda a alavancagem.

Foto 9: Esta é a fase de extensão máxima, uma fase em que a maioria dos levantadores não consegue alcançar devido a falhas técnicas para chegar até aqui. Observe que Ivanchenko está tentando alongar o seu corpo e os cotovelos para manter a pressão ascendente sobre a barra. Os braços estão começando a flexionar no momento em que o impulso suficiente foi transmitido para a barra e agora requer muito pouca força de puxada para mantê-la em movimento. Reveja as Fotos de 6 a 9: Nesta fase da segunda puxada, você deve ter criado impulso suficiente na barra para que ela suba ainda mais, como se percebe nas fotos 10, 11 e 12, MESMO QUANDO NÃO HÁ NENHUM CONTATO DOS PÉS COM A PLATAFORMA.
                                                 Fotos 10 e 11: quando os pés perdem contato com o chão (porque a distância entre os pés em nossa posição de partida e o posicionamento dos nossos pés para agachar são bastante diferentes), não podemos exercer mais puxada na BARra em relação À plataforma mas podemos usar a BARra para puxar nosso corpo para baixo dela e ajudar a acelerar a descida do nosso corpo. É aí que nossa força de braço entra em ação, mas não para puxar a barra mais para o alto em relação à plataforma. Então, Ivanchenko está, na realidade, usando os braços para puxar para baixo 82 kg (o peso do corpo), ao invés de puxar 153 kg (o peso da barra) para cima com a força de seus braços.

Reafirmando para não ser mal interpretado: A força do braço é usada um pouco em todos os movimentos de puxar em relação à plataforma, mas a potência de puxada gerada na barra pelo uso dos braços nem de longe pode ser comparada à força que pode ser exercida ou criada pelos grupos musculares mais fortes que são: as pernas, costas, ombros e panturrilhas. 

Enquanto nós exercemos pressão sobre a plataforma com os pés durante a puxada, temos controle da barra. Portanto, podemos manter A BARRA PERTO DO CORPO, mas no momento em que nossos pés perdem o contato com a plataforma e a barra pesa mais do que o nosso próprio peso corporal, nós temos que tentar manter O CORPO PERTO DA BARRA.

Foto 12: Ivanchenko ainda está exercendo pressão puxando a barra, não para puxar a barra mais alta, mas para ajudá-lo a descer mais rápido, então ele pode ir para baixo da barra antes dela começar a ganhar momentum para despencar para baixo.
Nas fotos 10, 11 e 12, note que a barra está viajando em uma direção (para cima), enquanto o corpo do levantador vai em direção oposta. Observe também como o levantador está deslizando para baixo da barra e bem perto dela.  
                               12                                     Foto 13: O levantador posicionou-se diretamente sob a barra e está fixando os braços e costas para se preparar para sustentar a carga total de 153 kg que vem descendo.



Fotos 14 e 15: Os braços não estão apenas fixos e em extensão total, mas os levantadores com técnica apurada no Arranco mantêm uma pressão ascendente na barra, na verdade empurrando para cima com os braços fixos. 

As costas estão fixas para que o tronco não se curve e o impacto do peso é amortecido pelas pernas flexionadas. A inclinação das costas na verdade ajuda a fixar melhor o peso na posição final do Arranco. 



Quando é realizado um Arranco correto, o levantador pode subir da posição agachada sem perder o equilíbrio ou desbloquear os cotovelos. A tensão da carga geralmente é sentida nos pulsos quando é feito um Arranco perfeito!

Nestas duas últimas fotos da sequência (14 e 15) notamos que a perna direita de Ivanchenko não está flexionada igual à esquerda, mas isso não afetou o seu equilíbrio. 


Nas fotos 9, 10, 11 e 12: Observe o quanto a barra está perto do corpo (ou vice-versa, o quanto o corpo está perto da barra). A maioria dos levantadores começa a balançar a barra (e o corpo consequentemente, para neutralizar o balanço da barra) a partir da posição da foto 6 e alguns a partir da foto 7. 

Com a barra seguindo um trajeto perto do corpo, existe muito pouco movimento para a frente ou para trás e toda a força é dirigida para uma direção – para cima. Com este tipo de puxada, você tem pouca chance de perder um Arranco, desde que você consiga puxar até a altura certa para o levantamento.

Estude todo o texto novamente e tente imaginar a continuidade do levantamento. Sugiro que você observe rapidamente a progressão do movimento através das fotos 1 a 15, enquanto se concentra nos seguintes pontos:

1- Estude o caminho da barra.
2- Note como o peso do corpo e da barra se deslocam da parte anterior dos pés para o meio dos pés e depois volta para a parte anterior.
3- Note como as costas permanecem em posição fixa durante todo o movimento.
4- Note como a barra viaja bem próxima ao longo das linhas do corpo.
5- Note como o levantamento segue até a extensão total do levantador.

                                                                                                             Tommy Kono

Um pouco sobre os levantadores citados neste artigo:

Veja abaixo Ivanchenko segurando 2 kettlebells de uma forma diferente. Se quiser saber alguma coisa a mais sobre ele:

            

________________________________________________________________________

                                    
Yoshinobu Miyake - Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1960 e ouro em 1964 e 1968. Ganhou bronze no Campeonato Mundial de 1961. Campeão Mundial entre 1962 e 66, e também em 1968. Estabeleceu 25 recordes mundiais: 11 no arranco, 3 no arremesso e 11 no total combinado, nas categorias até 56 e 60 kg. Repare a posição de partida pouco comum, com os calcanhares unidos e quadril bem baixo.

_________________________________________________________________________________


Jaakko Kailajärvi foi o primeiro levantador finlandês a estabelecer recorde mundial. Em Julho de 1962 ele bateu o recorde no Arranco com 143,5 kg e em Setembro subiu o recorde para 146,5 kg na categoria 82,5 kg. A pedida para o recorde era 145 kg, mas a barra foi pesada na balança após a execução do movimento e foi estabelecido o peso de 146,5. Esta prática de conferir o peso total da barra para validar recordes era comum até o surgimento dos pesos certificados.
                                                               Brazilian Weightlifting - Jorge Califrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.