Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Preparando-se para os Levantamentos Olímpicos – Charles A. Smith

O  texto abaixo foi escrito há muitos anos pelo britânico Charles A. Smith (27 de Março de 1912 – 29 de Janeiro de 1991), que conheceu o levantamento de peso bem jovem ainda na Inglaterra. Após a II Guerra, Smith e sua esposa migraram para os Estados Unidos, e logo Smith tornou-se um atuante árbitro de levantamento de peso, presente na maioria das tentativas de recordes daquela época e que eventualmente escrevia artigos para a revista Iron Man. 
Harriet Smith, Charles A. Smith,
 Bert Goodrich, Earle Liedermann e jovem não identificada 
Seus excelentes textos chamaram a atenção dos irmãos Weider, e logo Smith se tornou editor de muitas publicações, como: “Your Physique”, “Muscle Power”, “Muscle Builder”, “Mr. America”, ”The Weightlifter” e “Boxing and Wrestling”. Smith escreveu mais de 300 artigos sobre Levantamento de Peso e Treinamento, muitos destes textos estão entre os melhores da “Era de Ouro dos Esportes de Força”. Aqui no blog iremos aos poucos publicando alguns destes textos que até hoje refletem a nossa realidade. Lembrando que o texto abaixo é para ser entendido como deveria ser na época em que foi escrito: uma época em que, para levantar pesos e modelar o físico, era preciso contar apenas com coisas naturais, sem as lojas de suplementos e sem a ajuda da indústria farmacêutica e seus “recursos ergogênicos”... Eram necessárias apenas muitas doses de: Disposição, Alimentação, Repouso e Treino, Treino de Verdade!

Muito Obrigado pela sua presença no blog.                        
                                                                                                       Jorge Califrer   

Preparando-se para os Levantamentos Olímpicos – por Charles A. Smith
Parte 1

Na frente: Joe Weider e Charles A. Smith 
Não há absolutamente nenhuma dúvida em minha mente de que todos que pretendem iniciar os Levantamentos Olímpicos vão precisar de uma programação específica de treinamento. Algum tempo atrás, eu escrevi três artigos. Um era chamado "Sua primeira competição" e os outros dois, "Exercícios de levantamento de peso para fisiculturistas" e “Exercícios de musculação para levantadores de peso". O primeiro artigo tratava de como proceder na plataforma e dava algumas dicas de treinamento "pré-competição". Os outros dois textos cobriam as vantagens contidas no intercâmbio de exercícios de Levantamento Olímpico para aqueles que treinam para a Força e Proporção e vice-versa. Percebi que esses artigos continham as sementes da presente série e, olhando para trás, posso ver o verdadeiro significado por trás das ideias desses primeiros artigos – uma nova perspectiva, que na época em que foram escritas, estavam ainda restritas ao mundo das ideias, no ventre da mente, ainda sem emergir para o mundo real.


Charles Smith na redação das publicações Weider
 Há certos instrutores e autoridades que afirmam saber tudo o que há e tudo o que é preciso saber sobre levantamento de peso ou que eles sabem mais do que ninguém. Quem tem tal atitude demonstra apenas insegurança e pouca visão, é no mínimo um hipócrita, pois o homem que expressa uma opinião desta obviamente está buscando ganho pessoal e glória. Posso dizer com sinceridade que, durante todos os anos que tive contato com o levantamento de peso, não existe um único período de treinamentos em que não aprendi algo novo. Todas as competições em que estive presente me trouxeram detalhes para evoluir ou me revelaram algumas novas ideias para futuros treinamentos. A mente curiosa progride e evolui! Já a complacente e satisfeita... fica estagnada.

Algum tempo atrás, eu trabalhei em um torneio anual para estreantes em New York para atletas que nunca competiram anteriormente ou ainda precisavam ganhar um Campeonato Metropolitano. Durante o tempo em que eu estava como oficial, tive a oportunidade de acompanhar as falhas dos atletas em estilo e peculiaridades. Quase todos eles, com exceção dos "veteranos", mostraram: uma incapacidade para ficar firmes e estáveis com o peso acima da cabeça ou não podiam manter o equilíbrio quando na posição agachada ou em um split profundo. Outros não eram capazes de manter os braços estendidos acima da cabeça, não sabiam as regras, adotavam posições ruins na barra, começavam com pedidas iniciais muito altas, não controlavam as pedidas dos oponentes para manter a liderança, estavam vestidos incorretamente, calçavam botas que causavam desvantagens para o próprio desempenho, não usavam a caixa de pó de magnésio, e vários outros pequenos detalhes que, se fosse apenas um só, não seria grande coisa, mas se combinado com outros erros, dificultavam ainda mais seu estilo de levantamento.

Embora possa parecer insignificante falar de problemas pequenos sobre vestimenta e sobre passar magnésio nas mãos, é a atenção ao pormenor que nos faz chegar ao sucesso. Um levantador deve insistir, por exemplo, se as anilhas e os fixadores estão ajustados corretamente. Ainda me lembro de muitas ocasiões em que o levantador não conseguiu levantar pesos bem dentro de sua capacidade devido à falta de consideração para esses detalhes. Se esquecermos os problemas menores, teremos o hábito de deixar de lado as tentativas de resolver os problemas principais – tais como a preparação correta para os Levantamentos Olímpicos. Se não estamos preocupados com o início, então nós seremos apenas medíocres em nosso progresso.

Fisiculturistas começam sua carreira com um programa intensivo de exercícios – supinos, desenvolvimentos, roscas, remadas e agachamentos, talvez alguns levantamentos terra de vez em quando. Esse método de treinamento é bem adequado para atingir o objetivo de desenvolvimento do volume e proporção física necessários. Levantadores de peso geralmente vão direto para os Levantamentos Olímpicos, usando o Desenvolvimento, o Arranco e o Arremesso, com algumas Puxadas, Stiffs e Agachamentos profundos durante boa parte de seu período de preparação. Para o levantador avançado, é só isso que o treinador manda – mas o que ocorre quando o fisiculturista quer entrar em uma competição de Levantamento Olímpico e o que acontece com aqueles que nunca tocaram em um peso ou aquele que passou por um período de musculação e pretende iniciar o levantamento de peso? Muitos jovens vão diretamente para o Levantamento Olímpico sem a oportunidade e o benefício de ter treinado peso anteriormente e sem absolutamente nenhum pingo de Força Básica, que o fisiculturista já possui. 

Prisioneiros de San Quentin na década de 1950











Muitos fisiculturistas entram em competições de levantamento olímpico com pouca ou nenhuma preparação e sem perceber a grande barreira entre estas duas faces de treinamento de peso. Há um mundo de diferença entre os movimentos básicos "Estáticos" ou exercícios de fisiculturismo e dos movimentos "Ativos" do levantador olímpico. Enquanto o culturista exercita cada grupo muscular individualmente e sem movimentos gerais do corpo, o halterofilista movimenta cada músculo no corpo, solicitando os braços, tronco, costas e coxas, movendo-se rapidamente através do espaço em cada momento do levantamento. Assim, como podem ver, e gostaria de salientar que esta é apenas uma opinião pessoal, o fisiculturista não possui o costume e a preparação devida para mover-se rapidamente com cargas extremamente pesadas, enquanto ao levantador olímpico falta a força de sustentação e a força básica geral. Como consequência, existe um elo fraco na corrente de seu desenvolvimento que vai desapontá-lo quando se aproximarem as cargas máximas ou quando pesos mais pesados forem usados.

O fisiculturista tem força superior mas não tem o timing de quem treina o levantamento olímpico. Ele pode ser capaz de puxar um tremendo peso até ao nível do olho apenas com força bruta, mas o esforço leva apenas até esse ponto. Considere como, com velocidade e coordenação, ele poderia ser capaz de fazer um Arranco com esse peso. Ou, supondo que ele tenha a velocidade, bem como a força, mas não tenha equilíbrio. Ele não consegue ficar firme quando pesos pesados estão acima da cabeça por causa de sua incapacidade de controlar ou manter equilibrado onde quiser. 
A falta de timing, de velocidade e de controle cancelam todas as vantagens da força pura.







O levantador de peso treina exclusivamente para melhorar a sua velocidade e técnica. Ele pode, até certo ponto, controlar um peso. Tem velocidade e equilíbrio, e ainda assim suas tentativas contêm uma proporção maior de fracassos do que sucessos. Ele esquece que um levantamento bem sucedido é composto por Velocidade, Estilo e Força e ele tende a contar com as duas primeiras qualidades sozinhos, esquecendo que a Força é, talvez, o mais importante. Seus Arrancos e Arremessos são lutas desesperadas, faltando a força por trás deles que caracteriza o levantamento de um homem forte. Ele pode, através de seu estilo, arremessar um peso, mas não tem nenhum poder de sustentação por muito tempo enquanto o juiz sinaliza a conclusão do levantamento. Ou, ele pode aguentar o peso sobre a cabeça e ir afundando-se lentamente no chão na posição de split por causa da falta de força na coxa e costas.
 O Desenvolvimento do Norte Americano Russel Knipp, 5 recordes mundiais na década de 1960.
O fisiculturista tem a força, mas necessita de preparação especial – movendo-se rapidamente, com cargas pesadas, desenvolvendo alguma técnica e estilo – aprender a manter o equilíbrio quando seu centro de gravidade mudar quando o peso estiver acima da cabeça – desenvolvendo um impulso poderoso para mover os braços no Arranco e no segundo tempo de Arremesso – essas coisas que ele Precisa e essas coisas que ele deve adquirir.

Quem pretende começar a praticar o Levantamento de Peso Olímpico tem um problema mais difícil. Primeiro, deve se submeter a um período de intensa preparação geral do corpo, construindo por um período os exercícios que formarão a "Fundação": os Desenvolvimentos com halteres e barras, deitado, inclinado e em posição ereta. Vai precisar de Agachamentos profundos e os vários movimentos de Remada, com halteres e barras e também devem incluir os Levantamento Terra e o Good Morning. Todos estes exercícios aceitos como normais dentro de uma programação para o fisiculturista devem ser usados pelo iniciante no levantamento olímpico por um período de pelo menos três meses até seis meses. Depois disto, ele pode começar a fazer os exercícios de preparação por mais seis meses, daí então estará realmente pronto para começar o seu treinamento de Levantamento de Peso.
                                                                                       Charles A. Smith
                                                                                                                     por Jorge Califrer 
Visite nosso canal de vídeos: https://www.youtube.com/user/BrazilianWeightL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.