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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Levantamento de Peso e a Cultura da Lesão

“Do you want to build a serious competitive team or do you want a Kumbaya kind of club? Either one is fine, but it helps to know what you’re trying to do.” - Dan John

- Taxas de lesões durante o treinamento com pesos são baixas, tanto na população em geral (Powell et al. 1998), como em Atletas (Hamill 1994, Zemper 1990).

- Pesos livres não produzem mais lesões, em comparação com as máquinas (Ralph et al. 1993).

- Lesões no Levantamento de Peso são menores do que em outros esportes (Hamill 1994, Stone 1990, Stone et al. 1993).
Igor Califrer

Lourdes Califrer

Levantamento de Peso é para ser treinado. Algumas atividades físicas, que agora estão sendo difundidas, utilizam os movimentos do levantamento de peso em suas rotinas e muitas pessoas passaram a se interessar em aprender algo que antes para muitos era intangível e até repugnante, coisa de proletário e de estivador, e que agora toda a “febre do levantamento de peso” daria até um livro (já existem muitos há muito tempo) com o título:
“a arte perdida do levantamento de peso: do ostracismo à notoriedade em três tempos.” (um para o Arranco e dois para o Arremesso).

Aprender Arranco e Arremesso demanda pouco tempo. Mas Tem que Treinar!
Saber fazer realmente Arranco e Arremesso demanda muito tempo, De Treino!
Não adianta aprender os movimentos e sair por aí ensinando. Tem que Treinar!

Só porque não é Arte Marcial e não tenha uma hierarquia de cores de faixa: branca, azul, preta, ou qualquer cor na cintura, não quer dizer que bastaria uma coleção de certificações ou diplomas de horas frequentadas em cursos para sair por aí ensinando aos outros. É claro que não! Precisa Treinar! 

E não enganem seus desavisados alunos (clientes) com conversa mole se você não tem experiência de treino, só contando com os papéis que o habilitariam a ministrar tão complexa arte, certo?

- Uma coisa positiva tem acontecido: mais gente passou a conhecer e distinguir o que seja um Arranco e um Arremesso, mesmo que muitos só saibam chamá-los em inglês (Snatch e Clean & Jerk).
- Outra coisa interessante é que com a divulgação maior do levantamento de peso alguns tabus e questionamentos antiquados e persistentes, como: “vai dar problema de coluna...”; “o coração cresce e enfraquece...”, ou também dúvidas sobre a capacidade sexual do praticante etc. caem por terra.

- Mas surge uma coisa arrebatadora: A Cultura da Lesão. O sujeito pratica outras atividades físicas, joga futebol, pratica lutas, faz musculação, treina kettlebell ou alguma arte que empregue a força, mas ao final quando vai treinar levantamento de peso, quem é o grande vilão pelas dores no corpo? Ele, o levantamento de peso!

Alguns já vão responder que pode ser culpa do treinador, mas o que acontece no levantamento de peso é que não se pode “enrolar” no treino, não dá para simplesmente aumentar 50kg, 20kg, 10kg, 5kg e muitas vezes nem 1 simples kg a mais do que se consegue fazer em determinado exercício! E praticamente não existe a “ajuda” tradicional como a que se vê nas academias de musculação, pois o assunto é exclusivamente entre Você e o Peso.

Não dá para alegar estar acumulando lesões, é simplesmente mentira porque o treino vai progredir no que diz respeito às cargas aplicadas conforme a evolução individual. E o repouso vai acontecer naturalmente ou por força do sono pós treino, a não ser que se use algum abominável comprimido mágico ou fórmula para “dar aquele gás extra” ou para “fazer mais uma repetição”. Não se pode usar estas coisas abomináveis, facilmente compráveis em “inocentes” lojas. Aí o usuário estará procurando uma lesão, ou um stress pós treino.

Relatos de “deslocamento de ilíaco” no treino de levantamento de peso, sem ser percebido pela pessoa, ou joelho “lesionado”. Que tipo de lesão, eu pergunto? Isso simplesmente incapacitaria de dar continuidade em fazer movimentos durante seu próprio treino, não algumas horas depois de chegar em casa ou perceber a dor fazendo outra atividade. Enquanto o “lesionado” estiver presente durante o treino  sem demonstrar ter acontecido algo durante algum movimento no treino, há uma grande chance de ser mentira. Como a alegação de dor é coisa subjetiva, então vamos culpar o treino e o treinador! 
Vai treinar com o Abadjev, ou vai colher flores no campo! Não importa, pois talvez colhendo flores uma abelha pouse e dê uma picada, a culpa ainda vai ser do treinador!

Ninguém está escape de um acidente, basta estar vivo. Mas quando acontece durante um treino logo se percebe, por exemplo: ao pegar a barra no primeiro tempo e se o cotovelo bater no joelho, pode realmente haver uma séria lesão, luxação ou até mesmo quebrar ossos. Assim como num jogo de bola, alguém com ou sem intenção pisar ou chutar e atingir alguém que esteja perto, pode gerar uma baita lesão, certo?

Punho e ombros realmente sofrem ao serem solicitados em certas posições do Arranco ou do Arremesso, ou em exercícios de assistência, seja segurando um peso para fazer agachamento pela frente ou fazendo um agachamento em final de arranco. Mas quando se faz uma posição de alguma arte marcial, por exemplo, treinando um triângulo no jiu jitsu, também não estaríamos em uma posição antianatômica que geraria uma sobrecarga nas estruturas de algumas articulações? E ninguém reclama, afinal de contas a culpa foi do treinador de levantamento de peso!

Só que é mais fácil culpar o treinador, que fala muita bobagem, é mal educado e cheio de ego. Com certeza não foi o treinador que indicou estas porcarias pré e pós treino, foi iniciativa do próprio interessado em ficar ativo o máximo de tempo para sugar alguma experiência da Difícil Arte do Levantamento de Peso!

Meus filhos praticam levantamento de peso e competem desde os 8 e 11 anos, respectivamente e progressivamente a evolução vem acontecendo a cada competição. Além de treinar, se alimentam e repousam muito bem além de terem as atividades sociais como todos os outros colegas da escola. Se tornaram Vice Campeões Brasileiros no Levantamento de Peso Olímpico (sub-15) pela 1ª vez com 10 e 13 anos em 2013; em 2014 não teve sub-15 e em 2015 novamente se sagraram vice-campeões Brasileiros Sub-15, com 12 e 15 anos. E em 2016, Igor tornou-se Campeão Brasileiro Jr. 17 e a Lourdes vice Jr.15 e 3ª Jr.17  (Antes que perguntem: não tinha só dois nas respectivas categorias, sempre teve disputa). 



E também gostamos de competir no Levantamento Terra: nas fotos ao lado, Igor e Lourdes no Brasileiro de Terra de 2014:

  
Me Desculpem, eles não foram apresentados à "Cultura da Lesão" por culpa do treinador!  
Lourdes aos 8 anos, 65kg de Levantamento Terra
Evolução e progressão pedagógica: Lourdes aos 9 anos aquecendo 
para competição de Levantamento Terra com 70 kg na barra




















As Valências Físicas desenvolvidas no Levantamento de Peso são muitas e mais trabalhadas do que se imagina. Daí a confusão de muitos entendidos achando que existe uma certa arrogância proveniente da Fraternidade dos Treinadores, mas na verdade é outra coisa bem diferente:
Autoconfiança - A autoconfiança desenvolvida após muitos anos dentro do esporte é muito grande. Vivemos uma sociedade cheia de “não me toques”, e encontrar algumas pessoas que têm autoconfiança é um choque para muitos.   Na verdade: Levantamento de Peso sempre foi e sempre será “underground”. E a culpa não é do treinador!

O Clube de Natação de Regatas Santa Luzia, no Rio de Janeiro, foi onde na juventude treinei, competi defendendo as cores do clube e aprendi muito com meu Grande Amigo, primeiro treinador e medalhista nos Jogos Panamericanos de 1979, Nelson Dias de Carvalho Junior, prematuramente falecido. Ainda tive o prazer de conviver por mais alguns anos com seu pai, Nelson Dias de Carvalho (falecido em Abril de 2017), o primeiro brasileiro a fazer 200kg de supino, 4 vezes Mr. Brasil e 3º Mr. World em 1952 nos Estados Unidos.
Com Nelson Carvalho (4x Mr. Brasil) 

e nosso atleta Victor Vasques

Com Nelson Carvalho, (Mr. World 1952)
e nosso atleta Moisés Rogério (Rocinha CrossFit)





Atualmente damos os treinos em outro local - aqui na página tem os meus horários na CrossFit Selvagem onde treinamos os alunos interessados em aprender o levantamento de peso em qualquer idade mas gostaria de frisar que:

- Não somos uma sociedade beneficente, e o valor mensal já é bem acessível.
- Damos Treino, não damos Aula para curiosos. Se quiserem aprender para ensinar, pode combinar aulas particulares comigo.
- Quer aprender para dar aula em seu ginásio, academia, box ou studio? Vai ter que treinar.
- Não vai ter aula de boas maneiras. Vai ter Levantamento de Peso.

O aluno pode chegar até sem nunca ter visto um Arranco ou um Arremesso, e vai começar desde o início, progressivamente até que tenha capacidade para treinar regularmente. E fique bem claro que a partir daí vai treinar!

Conforme for evoluindo, vai ter também a oportunidade de competir. Na Minha Poderosa Opinião a Competição é muito importante para a evolução do Ser Humano.


Obrigado a Todos!

                                                                                                      Jorge Califrer

4 comentários:

  1. Nada a acrescentar...ótimo artigo!!!!

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  2. Genial! (como sempre)
    não há nada que eu deteste mais sobre esta sociedade do que ela ser cheia de "não me toques"...

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