Translate

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pense: O Que Você Toma Para Treinar?




O texto abaixo foi inspirado nas respostas à pesquisa que colocamos aqui - "O que você toma para treinar?"

Não é todo dia que você compra barras e anilhas, mas todo dia você tem que se alimentar, correto?

Nos Estados Unidos, o primeiro fabricante de barras e anilhas em grande quantidade foi a Milo Barbell, de Alan Calvert. Os conjuntos vinham com um manual de instruções de exercícios.
Quando a Milo foi à falência em 29 de Abril de 1935, o industrial Bob Hoffman, dono da fábrica de aquecedores York, comprou a marca e lançou a York Barbell. O manual de instruções da Milo foi atualizado e continuou a acompanhar os conjuntos de pesos.
Bob Hoffman tem o mérito de popularizar o halterofilismo em geral, em todas as suas vertentes – o levantamento olímpico, a modelagem física e o que depois vieram a ser conhecidos como levantamento básico e as provas de strongman - mas percebeu que os pesos tem uma durabilidade quase eterna, e é importante ganhar dinheiro regularmente com estes fiéis clientes dos ferros. 


                                               

Qual a melhor forma de continuar a ganhar dinheiro dos clientes dos pesos, então? Hoffman já editava uma revista mensal com assuntos e fotos que estimulavam a prática dos exercícios e que também serviria para anunciar sua próxima jogada comercial mais inteligente, que foi lançar uma  linha completa de produtos para suplementar a alimentação comum. Começando com um concentrado de proteína de soja, barrinha de cereais coberta com chocolate, depois, produtos para treinar, para recuperação rápida, ganho de massa muscular, queimador de gordura etc. enfim, um universo completo pela frente.

Bob Hoffman é um dos ídolos do halterofilismo em geral, mas não foi o primeiro a lançar uma linha de suplementos há mais de 50 anos atrás. Afinal de contas, a farinha láctea criada pelo sr. Henry Nestlé pode ser considerada um suplemento. 

Eugene Sandow, considerado o precursor da cultura física, há 100 anos já comercializava alguns produtos, dentre eles, o chocolate com seu nome, que não fez grande sucesso. 
Eugene Sandow
teve uma fábrica que produzia o próprio chocolate
Eugene Sandow (1867-1925)


Os irmãos Weider, que revolucionaram a onda do fisiculturismo, também entraram na onda dos suplementos, mostrando grandes modificações nos garotos-propaganda que todo mundo queria copiar.

Até chegarmos à atualidade. Fazer comida passou a ser uma tarefa trabalhosa e muitas vezes sem cabimento no dia a dia de muitos. O ritual da alimentação passou a ser esquecido. Ritual? Sim, assim como outros rituais do dia a dia, como os hábitos de higiene e das necessidades fisiológicas. Você abandonaria também estes outros rituais diários que compõem um dia saudável? Existem vários estudos médicos apresentando os resultados fantásticos de alguns suplementos fáceis de serem transportados, mas ninguém pergunta quem paga as pesquisas e os médicos que indicam estas maravilhas.
Ótima iniciativa, que gerou uma corrida às vitaminas e aos suplementos que continua até hoje. Mas outras coisas aconteceram. Para vender bem, tem que anunciar bem, e anunciar um produto é convencer a pessoa da necessidade daquele produto.

As propagandas começaram a convencer os clientes de que sem aqueles suplementos pouco ou nada iria acontecer, se simplesmente a pessoa comesse nas refeições e treinasse. O suplemento passou a ser condição fundamental para a obtenção de algum resultado, e de função “suplementar” passou a ser “prato principal”.
Produto com nome sugestivo de "Maltos-Cannabis": "Não tem patente médica, um nutritivo alimento curativo", 
E parece que resolvia vários problemas, entre eles: anemia, dispepsia, indigestão, scrofula (um tipo de tuberculose) e era indicado para pessoas nervosas, crianças fracas e convalescentes, como pode ser lido na embalagem deste "suplemento de época", que é de 1890!!! 
Hoje podemos notar alguma semelhança com o que temos no mercado de suplementação, com boa propaganda, nome e embalagem super atraente que, muitas vezes, estimula a compra por impulso sem ao menos ter informações sobre a real necessidade. 
______________________________________________________________________________ 
Continuando, a condição física de todos passou a ter, através de artigos e propagandas: limitação genética, tamanho ou estrutura inadequada de ossos, desvantagens hereditárias etc., todo mundo ficou rebaixado ao mínimo possível, mas tudo isso seria resolvido se comprados e utilizados determinados tipos de suplementos e produtos que nem se sabe direito o que tem na fórmula ou qual o ingrediente fantasma que não está descrito.

Pergunto: São maravilhas e fórmulas mágicas potencializadas de uma forma que nenhum alimento pode igualar em resultados. Então se é assim que funciona, se um sujeito estiver fazendo 100kg de agachamento a fundo, ele pode parar de frequentar o ginásio por alguns dias e voltar aos treinos fazendo 150 kg de agachamento, só por conta de seus maravilhosos *“suplementos e aminoácidos de baixa fermentação e olor estimulante do sistema parassimpático composto por hidrolisados turboextrusados com pré-treino revitalizador de baixo teor de oximoronadenosinóide e aabc com suporte de fgv alfa-glico-oligopeptídeos padronizados”*?
(*Termos reais e inventados colocados aleatoriamente para ilustrar mais ou menos o que se vê em alguns anúncios e rótulos). 

Não quero criticar quem usa ou o que se usa, faça do seu dinheiro o que quiser, mas poderia também, como exemplo, investir na indústria pecuária bovina, suína e avícola, comprando bastante carne, leite, bacon e ovos. Chegando em casa, preparando e comendo! Usem as mandíbulas e os músculos da mastigação, assim não tem perigo de ficar com um queixinho de cristal.


 
Faça o seguinte: experimente treinar por um determinado período sem este ou aquele produto. Não seja tendencioso e veja se fez diferença. Talvez nos primeiros dias o ato automático e mecânico de tomar alguma coisa antes, durante ou depois, faça com que você sinta certa necessidade ou falta, mas deixe passar alguns dias para a rotina determinar imparcialmente se aquilo era realmente necessário. Faça isso com cada um dos seus suplementos ou produtos. Sei que a abstinência de alguns produtos vai produzir uma certa ansiedade, mas acredite em você.




Uma coisa é ponto pacífico: Só existe resultado positivo e progressivo se você:

  • se alimentar
  • treinar
  • repousar o suficiente para haver uma restauração orgânica positiva
  • treinar
  • se esforçar nos treinos
  • treinar
  • sempre mantendo o foco
  • treinar
Mas se alguém tentar convencê-lo que você, mesmo com todo o treino do mundo, não vai evoluir se não for na base do produto, acredite EM VOCÊ e que você é capaz lembrando-se da frase:
"A Tudo posso Naquele que me fortalece" -
                                                          Jorge Califrer 









As marcas, nomes e imagens foram aqui citados apenas para ilustrar uma história, sem  intenção comercial ou de denegrir marcas ou pessoas. Os respectivos donos das marcas citadas podem solicitar que suas imagens sejam retiradas da matéria. 
                                                      Jorge Califrer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.