Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mais um texto de Arkady Vorobiev sobre Métodos de Treinamento Russos (1967)


Método de Treinamento Geral
O Treinamento Esportivo Geral tem como objetivo aumentar o desempenho do organismo e formar uma base sólida para melhorar os resultados no esporte escolhido, por meio de exercícios físicos sistemáticos, versáteis e  regulares.

O Treinamento influencia todos os sistemas do organismo, aumentando a eficiência, quando solicitado. O organismo saudável alcança um aperfeiçoamento e uma melhoria em todas as suas funções, inclusive a capacidade de execução de contrações musculares voluntárias e o controle do sistema neural tornam-se mais eficientes.

Cresce o equilíbrio e a mobilidade (versatilidade), do sistema nervoso. Há uma conexão entre tudo o que acontece no corpo, e através dessas mudanças no sistema nervoso central, outras mudanças ocorrem em todos os órgãos e sistemas do corpo. A taxa metabólica basal (T.M.B.) muda, exercendo um efeito favorável sobre a capacidade de trabalho do corpo e garante que, ao final de um trabalho exaustivo, a recuperação ocorra mais rapidamente.

Os princípios gerais do sistema soviético de treinamento físico e treinamento para os esportes são: versatilidade, progressão, regularidade, individualidade e vivacidade, calculados e com base em fundamentos pedagógicos.

Versatilidade
O princípio de versatilidade está presente sempre que é feita uma tentativa para alcançar melhores resultados. Versatilidade abrange o desenvolvimento intelectual do esportista, a melhoria das qualidades morais, sua força de vontade, bem como todas as suas qualidades físicas. Estes fatores visam a um desenvolvimento harmonioso de sua musculatura com um funcionamento perfeito do organismo inteiro e este conjunto pode assim atingir os máximos de grande força, velocidade, condicionamento, flexibilidade e habilidade (destreza). Muitos trabalhos científicos, (A.N. Krestovnikov, S.P. Ljetunov, N.G. Ozolin e outros) referem-se à importância de um desenvolvimento versátil do atleta para que seja capaz de obter bons resultados.

Diferentes ramos de esportes desenvolvem o corpo de maneiras diferentes. Hoje já não se pode atingir o máximo se for desenvolvida apenas uma qualidade física. O levantador deve não apenas ter força, mas também condicionamento, velocidade de movimento etc. Por esta razão sua preparação deve estabelecer igualmente o desenvolvimento dessas qualidades, embora o maior enfoque seja sempre sobre o treinamento de força e técnica. 


 Atualmente, o treinamento físico geral serve como mais um meio de aumentar o desempenho físico do atleta. Essa é certamente a maneira correta, mas não se pode exagerar, pois não se deve ocupar muito com a preparação física geral à custa de preparação especializada, por exemplo durante o período das competições principais.

Um grupo de atletas e treinadores inexperientes está longe demais a este respeito quando enfatizam muito treinamento físico geral ao invés de se dedicar ao treino especializado. Dessa maneira é impossível obter bons resultados. Preparação física geral e treinamento de outros esportes devem ser  limitados exatamente para não afetar o treinamento especializado, tendo que ser muito bem previsto em qual período de treinamento será executado para não atrapalhar o desempenho. O treinamento físico geral deve servir como um meio para o descanso ativo e, simultaneamente, deve contribuir para melhorar os eventuais pontos fracos do atleta.


Progressão
O mais importante para um treinamento produtivo é a carga de treinamento  crescer gradualmente. A melhoria das qualidades como: força, velocidade, condicionamento, habilidade etc. segue evoluindo por etapas. O aumento da carga de treinamento gradual é uma das principais razões para o corpo se adaptar constantemente ao aumento da demanda exercida sobre ele e para que as qualidades desejadas sejam desenvolvidas. Já um aumento muito rápido da carga de treinamento não é produtivo, pois vai acabar forçando todo o sistema a uma exaustão. 

Com isso, o corpo não vai responder ao progresso e irá se prejudicar cedendo ao esforço sem se recuperar devidamente (sintomas típicos de overtraining).

As mudanças positivas que são produzidas pelo treinamento não acontecem ao mesmo tempo, pelo contrário, elas ocorrem muito lentamente. Essas melhorias vão sendo, por assim dizer, “depositadas” ou “acumuladas” no corpo. A carga de treinamento deve ser aumentada gradualmente, para que durante todo o período possa haver continuamente o aumento dos resultados. Isso não significa que se deve aumentar a carga de treinamento de uma sessão de treinamento para a próxima e também não quer dizer que a condição de funcionamento do corpo não seja capaz de ser melhorada regularmente de treino para treino. Também pode ocorrer do desempenho afundar facilmente, se for tentada uma carga de treinamento crescente em 4 a 5 sessões sucessivas.

 Não se pode acomodar com uma carga de treinamento muito leve, porque isto vai exercer apenas um ligeiro efeito positivo sobre a condição de treinamento do atleta. Cada dia de treino não tem que ser sempre pesado, mas deve-se por exemplo, aumentar a carga de treinamento um dia e mantê-lo inalterado no segundo, para reduzi-lo na terceira sessão. No entanto, a tendência a longo prazo deve apresentar um avanço para cima. A exceção neste crescimento é pouco antes de uma competição-alvo, onde as cargas são diminuídas até o dia da competição. Este período será uma exceção a essa regra geral.

A aprendizagem da técnica do levantamento de peso do mesmo modo deve ser progressiva. Todo passo a passo deve ir do mais simples para o mais difícil. O que no início parece fora dos limites da possibilidade com o tempo será executado facilmente.

A carga de treinamento pode ser aumentada em muitos aspectos:

- Aumentar o tempo de treinamento, mas nunca acrescentar mais de 5 a 10 minutos semanalmente.

- Aumentar o número de séries para mais 1, 2 ou 3.

- Aumentar o número de repetições em cada série.

(nota: este último item já comentamos que para as adaptações neurais necessárias ao Levantamento de Peso sejam abaixo de 5 repetições, no post:DUAS QUESTÕES SOBRE ADAPTABILIDADE DAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS”).

Todas estas medidas significam que a carga de treinamento aumenta. A forma mais importante e produtiva é aumentar gradualmente a intensidade, ou seja, o peso ser aumentado gradualmente. Este é o método que traz resultados mais rápidos. Algumas vezes podem vir a combinar-se: Mais séries com mais repetições e pesos mais pesados, simultaneamente.

A carga de treinamento não cresce seguindo uma linha reta. Primeiro a curva aumenta e, em seguida, cai. Então aumenta mais um patamar e depois cai novamente. É um ciclo e, se o treino é realizado quatro vezes por semana, pode-se ter dois picos altos e dois baixos em sua curva semanal. Com certeza também pode-se ter 2 ou mais dias de treino com a mesma carga de treinamento, mas somente se o corpo puder facilmente fazê-lo. Se o treino de outro atleta for 3 dias por semana, a curva vai parecer diferente e o dia mais forte deve acontecer preferencialmente no dia de treinamento que tiver dois dias seguidos de descanso.

O corpo não pode adaptar-se rapidamente a uma carga de treinamento maior e prontamente responder a todas as modificações necessárias para resisistir à esta maior solicitação. Este processo exige uma certa quantidade de tempo. Portanto, não é aconselhável aumentar a carga de treinamento de forma ininterrupta semana após semana. Pelo contrário, o aumento deve ser em conformidade com a melhoria da capacidade funcional do atleta. Nesta base crescente de treinamento, certamente irão aumentar os resultados em competição. Esta evolução deve seguir progressiva e moderadamente ou em um padrão ondulatório.
 
L.P. Matvejev escreve que se uma carga de treinamento elevada for sucedida por uma diminuição enquanto a intensidade é aumentada, uma mudança (transformação) ocorre com o que corpo ganhou por meio do treinamento anterior. Isto é mensurável e evidente através da melhoria dos resultados nas competições. De acordo com a opinião do autor, a carga de treinamento é o principal fator que determina o aumento da intensidade. A adaptação às grandes cargas são um longo e demorado processo bioquímico e morfológico de reconstrução do organismo. Somente após a carga de treinamento ser diminuída e a intensidade aumentada é que podem ser acompanhadas por uma evolução nos resultados em competição.

Os membros da equipe de levantamento de peso nacional russo diminuem sua carga de treinamento de 15 a 20 dias antes da competição. Durante este período de tempo a intensidade aumenta abruptamente. No entanto, dias com uma carga de treinamento muito intensa são executados 20 a 30 dias antes do campeonato. A potência funcional (habilidade) do atleta aperfeiçoa-se passo a passo. Seus resultados melhoram, mas isso também acontece após as mudanças positivas que acontecem gradualmente em seu corpo.

Regularidade
Qualidades como: força, velocidade, condicionamento etc. são desenvolvidos apenas se o treinamento é repetido com regularidade.
Para aprender os movimentos e atingir a necessária habilidade é necessário executar os exercícios repetitivamente, pelo qual os reflexos neurais serão formados e estabelecidos. Os movimentos se tornarão mais coordenados, mais exatos e mais econômicos. O atleta que vem treinando com regularidade por muitos anos pode concentrar-se muito mais intensamente e pode aplicar toda sua força se necessário. Os movimentos reais da técnica em si tornam-se completamente automáticos. Regularidade pressupõe repetições após repetições com uma pausa de descanso, a repetição dos programas de treino semanais e mensais, etc.

Individualidade
Para o iniciante aprender a técnica do levantamento de peso corretamente, seus atributos individuais também devem ser levados em conta. Pessoas diferentes respondem de forma diferente ao treinamento. Portanto, no que se refere a intensidade e a carga de treinamento, tendo em consideração a taxa de recuperação de cada um - que é diferente de pessoa para pessoa - o planejamento adequado deve ser feito. O plano de treino deve seguir naturalmente aos princípios gerais, mas não deve ser permitido, no entanto, fazer um treino estereotipado (mecânico) e igual para todos. Devemos considerar os atributos de cada levantador e seus pontos fortes e fracos para que haja uma evolução.

Vivacidade
Se o levantador apresenta, por exemplo, um grau satisfatório de flexibilidade e velocidade mas faltam-lhe força e condicionamento, então o treino deve ser naturalmente orientado para sanar essas deficiências. Seguindo o princípio de vivacidade (esclarecimento), por exemplo, é importante e fundamental para o iniciante aprender e entender corretamente a técnica. Isso faz evoluir mais rápido e melhor ainda se o levantador novato puder ver com seus próprios olhos como fazer. Para este fim, devemos utilizar também fotos e filmagens que mostrem os levantadores experientes executando os levantamentos.

Ajuda muito ao aprendizado se o novato também treinar no mesmo espaço e ambiente que os levantadores mais experientes. Isto colabora na necessária formação da atitude, resistência e força de vontade no novato.
 
Arkady Vorobiev 1924-2012

                                           tradução e adaptação: Jorge Califrer







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.