Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

John Grimek (1910-1998)


No final da década de 1930, uma revolução na cultura física parecia explodir  no ocidente. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial fez com que esta revolução fosse adiada até o fim dos combates. Se a 2ª Guerra nunca tivesse acontecido, a moda da cultura física, que ocorreu na América e em certa medida na Europa, teria chegado uma década antes. Mesmo assim, a cultura física tornou-se popular durante os anos de guerra e exercícios de treinamento físico eram comuns nas forças armadas de ambos os lados do Atlântico.

No final da década de 1930, uma revolução na cultura física parecia explodir  no ocidente. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial fez com que esta revolução fosse adiada até o fim dos combates. Se a 2ª Guerra nunca tivesse acontecido, a moda da cultura física, que ocorreu na América e em certa medida na Europa, teria chegado uma década antes. Mesmo assim, a cultura física tornou-se popular durante os anos de guerra e exercícios de treinamento físico eram comuns nas forças armadas de ambos os lados do Atlântico.

Era frequente a improvisação para treinar durante uma época de escassez de material, sendo improvisados objetos para substituir barras e anilhas. Por exemplo, no Havaí durante a guerra, instrutores físicos improvisavam conchas pesadas para substituir os halteres. Além disso, o futuro campeão de fisiculturismo norteamericano Steve Reeves, quando em serviço no Pacífico, junto com seus camaradas produziram pesos improvisados para treinar nas selvas quentes do Pacífico Sul e muitos objetos, como eixos de vagão, serviram de substitutos para os pesos tradicionais. Soldados, marinheiros e voluntários de guarda da Grã-Bretanha utilizavam-se de exercícios de ginástica calistênica desenvolvidos 150 anos antes.

Duas lendas da Cultura Física:
 
Pudgy Stockton e John Grimek
Após a guerra, o levantamento de peso e o fisiculturismo tiveram um aumento na popularidade de ambos os lados do Atlântico. No entanto, foi na América que esses esportes realmente começaram a se desenvolver. Levantadores de peso americanos começaram a dominar quebrando alguns recordes mundiais. Nessa época o fisiculturismo moderno emergiu no cenário das praias da Califórnia e literalmente decolou em popularidade por todo o resto da América.

As razões pelas quais os americanos progrediram tanto nos esportes de força no período pós Segunda Guerra são muitas. Em primeiro lugar, era onde as pessoas tinham tempo e dinheiro para gastar em atividades de lazer, enquanto a Europa estava reconstruindo suas cidades devastadas para retornar ao ritmo de vida anterior. O racionamento permaneceu na Inglaterra até durante a década de 1950, e estas condições eram muito similares na maior parte da Europa. A América, por outro lado, encontrava-se entrando em um período de oportunidades sem precedentes e otimismo durante o início dos anos 1950.

Um homem revolucionou o halterofilismo em todas as suas vertentes: John Grimek. Bem sucedido como levantador de peso e como fisiculturista durante este período, John Grimek ainda hoje é considerado “o espécime humano mais perfeito”. Uma lenda nos esportes de peso, a enorme diversidade e alto padrão de suas conquistas e habilidades fizeram Grimek  merecer este título. Até então, o padrão físico era o de Johnny Weissmüller (que representou Tarzan em vários filmes) como sendo o corpo masculino ideal na década de 1930. Grimek surgiu para mudar o conceito de corpo ideal.
Johnny  Weissmüller - até a década de 1930
era uma das referências de  físico atlético
John Grimek mudou os padrões
 de vigor físico e atlético






















John Carl Grimek nasceu em 17 de junho de 1910, em Perth, Nova Jersey. Quando jovem foi um grande atleta, mas foi seu irmão que pegou primeiro nos pesos. Quando seu irmão saiu de casa, Grimek decidiu fazer uso de todos os equipamentos deixados pelo irmão. Mais tarde passou a frequentar um ginásio e começou seu caminho para se tornar um dos melhores do mundo. Durante sua juventude ficou mais forte a um ritmo incrível, tanto que chamou a atenção de Bob Hoffman, grande treinador e dono da York Barbell. Em 1935 Grimek começou uma longa associação com Bob Hoffman, que na época também era o técnico da seleção de levantamento de peso.

Na edição de Maio de 1936 da revista Strength & Health, saiu um artigo interessante com Grimek, chamando-o "Super Star da Força", descrevendo como Grimek levantou o famoso Halter de Rolandow, que pesava  95 kg e tinha um diâmetro da barra de cerca de 5 cm, o que dificultava muito ser levantado. Esta façanha foi realizada em 16 de Fevereiro de 1936 no ginásio de Siegmund Klein na cidade de Nova Iorque (que funcionou por quase 50 anos no endereço 717 - 7th Ave., N.Y.C., NY) e lá Grimek levantou  o halter de Rolandow acima da cabeça em sua primeira tentativa (fez a proeza executando um "bent press").
 Ginásio de Sig Klein, onde Grimek levantou o Halter de Rolandow em Fevereiro de 1936



Grimek aos vinte e poucos
anos fazendo o Harness Lift

Em  27 de Maio de 1934, Grimek havia batido o recorde norteamericano do Military Press (Desenvolvimento estrito) fazendo 110 kg com um peso corporal de 85 kg. Vale entender que este exercício é executado estritamente sem balanço ou qualquer movimento para “roubar”. Grimek também era um excelente acrobata e executava paradas de mãos, habilidade que demonstrava em qualquer ocasião e tinha uma flexibilidade invejável. Sua força também continuou a aumentar nos anos seguintes.

Em 1936, ele tinha as seguintes marcas nos exercícios:
  • Desenvolvimento Militar: 115 kg
  • Arranco: 100 kg
  • Arremesso: 135 kg
  • Rosca Direta: 80 kg
  • 10 reps. consecutivas de Levantamento Terra: 190 kg
  • Desenvolvimento Militar com a mão direita: 60 kg
  • Arranco com uma mão: 80 kg
  • Arremesso com uma mão: 87,5 kg
  • Desenvolvimento Alternado: 52,5 kg em cada mão.

Estas marcas são bastante surpreendentes para a época, e anos mais tarde ele mesmo ultrapassou cada uma destas marcas por uma margem significativa. 
Grimek com outro peso histórico: o Halteres de Louis Cyr
Em 1936, Grimek fez parte da equipe olímpica dos Estados Unidos e competiu nos Jogos Olímpicos de Berlim onde ficou em sétimo lugar. Em 1938 ficou em segundo lugar no Campeonato Americano de Levantamento de Peso e no mesmo ano foi quarto lugar no Campeonato Mundial em Viena, Áustria. Em 1940, recorde norteamericano no Desenvolvimento com 129 kg. Mais tarde naquele mesmo ano, participou e venceu a competição de Mr. América.

No início de sua carreira, Grimek trabalhou como modelo e viajou por diferentes universidades como Yale e Princeton. Em Princeton conheceu Albert Einstein, os dois tornaram-se amigos e muitas vezes faziam longas caminhadas juntos. Em 1941, Grimek continuou treinando e ganhou o título de Mr. América novamente. Os organizadores perceberam que Grimek continuaria a ganhar este título ano após ano, então surgiu uma regra após sua segunda vitória, estipulando que o título só poderia ser ganho uma vez. Em 1948, venceu a primeira competição de Mr. Universo, realizada em Londres, Inglaterra.
Provando que Músculos Desenvolvidos
combinam perfeitamente com Flexibilidade













Grimek era um excelente atleta e provou que o homem poderia ser um bom levantador de peso e ter uma boa aparência física. Também era um homem de família dedicado e já tinha seis filhos no momento em que ganhou o título de Mr. Universo. Em seu auge, ele percorreu o mundo, incluindo Europa, Havaí e todos os Estados Unidos. Ninguém era mais famoso nos pesos do que John Grimek.
Seus métodos de treinamento quando publicados eram amplamente seguidos. Ele dizia para treinar mais como um levantador de peso do que como um fisiculturista, favorecendo os movimentos básicos pesados ao invés de séries leves de bombeamento. Como resultado, ele era capaz de fazer 135 kg de desenvolvimento a qualquer momento, e com um curto período de treino, ele poderia chegar a 170 kg neste exercício.

No seu auge, seu peso corporal variava entre 81 a 104 kg e suas medidas variavam proporcionalmente. Quando ele estava mais pesado, o diâmetro de seus braços era de 46 centímetros, tórax de 127 cm e coxas de 74 cm.

Mesmo quando já havia chegado aos seus 70 anos, Grimek ainda executava 10 repetições de agachamentos com 180 kg e frequentemente aumentava para pesos significativamente maiores. Sempre manteve sua grande força, e com 75 anos ainda era capaz de executar agachamentos parciais com mais de 250 kg.

John Grimek dizia que sobre a função da cultura física era:
"construir saúde e desenvolver o temperamento."

Escreveu sobre treinamento com pesos até seus 80 anos e morreu em 1998, aos 88 anos.

Como o primeiro fisiculturista moderno, ele provou que treinando com pesos ganha-se não apenas quantidades enormes de força física, mas também pode-se ter saúde abundante, agilidade e capacidade atlética geral.

Além das dezenas de capas de revista, a enorme quantidade de artigos dele ou falando sobre ele, John Grimek obteve os seguintes títulos no fisiculturismo:
·                    1939 York Perfect Man
·                    1940 Mr. America
·                    1941 Mr. America
·                    1946 Most Muscular Man In America
·                    1948 Mr. Universe Short & Overall
·                    1949 Mr. USA  
                                                                  
                                                                         Jorge Califrer 

4 comentários:

  1. MA-GI-NI-FCO!
    Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e visite sempre o blog para ver as próximas postagens! Visite também nosso canal no You Tube:
      https://www.youtube.com/user/BrazilianWeightL

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa de de recuperar e distribuir uma parte importante como essa na historia desse esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e visite sempre o blog, em breve teremos matérias interessantes. No momento estamos "garimpando" material sobre o Halterofilismo no Brasil. (em todas as modalidades: Levantamento de Peso e Fisiculturismo).

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.