Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

John Davis


John Davis (12 de Janeiro de 1921 – 13 de Julho de 1984)

No ano de 1937, John Davis, um menino negro de 16 anos do Brooklyn, ganhou uma moeda por ter conseguido levantar do chão até acima da cabeça uma laje de concreto de cerca de 56 kg, enquanto outro garoto mal conseguia tirar do chão a mesma laje. Este é o início da história de John Davis com o levantamento de peso, e a moeda que ele ganhou nesta sua “primeira competição” foi o único dinheiro que ganhou em toda a sua carreira no levantamento de peso. A façanha de levantar a laje o levou a conhecer um rapaz na vizinhança que tinha um conjunto de barra e anilhas. Steve Wolsky era halterofilista amador e o convidou para treinar, e ao ver o equipamento,  Davis começou a fazer alguns exercícios e neste primeiro dia mesmo fez logo um “primeiro contato”, executanto um desenvolvimento completo com 77 kg – praticamente seu peso corporal na época. Chegando em casa, contou à sua mãe que seu novo amigo, Steve, disse nunca ter visto alguém levantar tanto peso no primeiro dia de treino.

 John não era mais um dos milhares de jovens negros em New York City, lutando para se manter fora de encrenca na rua e ficar longe da cadeia. Ele encontrou-se, descobrindo uma atividade onde teria a chance de se tornar verdadeiramente notável. Contra todas as probabilidades, o início de Davis e sua ascensão ao topo foi talvez a mais rápida na história do levantamento de peso, e era apenas o começo.

Duas semanas após fazer 17 anos, Davis ganhou seu primeiro campeonato de levantamento de peso, somando nos três movimentos um total de 335 kg. Seu Desenvolvimento foi 102,5, Arranco 105  e Arremesso 127,5. Ele pesava 82,8 um pouco acima do limite da categoria meio-pesado. Em 4 de março de 1938, ganhou o Campeonato Júnior em New York City na categoria até 82,5 kg, tornando-se o levantador mais jovem (até então) a fazer mais de 135 kg de Arremesso: neste dia, ele fez 140 kg.

Menos de um ano depois de ter começado a treinar com pesos, sem a orientação de um treinador, torna-se um dos melhores levantadores dos Estados Unidos. No Campeonato Nacional Júnior (aberto a qualquer pessoa que não tivesse ganho um campeonato sênior), realizado em 15 de maio de 1938, em Cleveland, Ohio, Davis venceu a categoria meio pesado (que era até 82,5 kg) levantando 110 - 112,5 - 147,5. Naquele mesmo ano, Davis ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional senior em Woonsocket, Rhode Island vencendo o famoso John Grimek, mas perdendo por 2,5 kg para o tetracampeão norteamericano dos médios Stanley Kratkowski, que venceu fazendo um arremesso de 150 kg. Em uma revanche entre os três levantadores, Kratkowski perdeu e Grimek venceu Davis por 7,5 kg no Arremesso, fazendo 147,5 de Arremesso. O total de 377,5 de Grimek foi o maior do mundo naquele ano para a categoria meio pesado.

Com Davis a apenas 7,5 quilos atrás do total de Grimek, ambos foram escolhidos para o Campeonato Mundial em Viena, Áustria. Esperava-se que os dois fossem se classificar em primeiro e segundo lugares. Mas Grimek ficou em quarto lugar. Davis, no entanto, surpreendeu a todos tomando o primeiro lugar com um recorde mundial de 387,5 no total, fazendo 117.5 de Desenvolvimento, 120 de Arranco e 150 de Arremesso.
Com apenas dezessete anos, John Davis, ainda não era campeão sênior no seu próprio país, teve de superar as adversidades de uma viagem marítima sem local para treinamento a bordo do navio e se torna campeão mundial em solo europeu. Foi uma realização notável. Ele era o mais jovem campeão mundial na história, o terceiro americano campeão do mundo e o primeiro negro a ganhar o Campeonato Mundial de levantamento de peso. Ser negro fez seu sucesso mais abrangente, afinal era a América de 1938.

Até então Davis tinha obtido resultados satisfatórios sem fazer agachamentos e estava inclinado a duvidar de seus méritos. Também Bob Hoffman naquela época era totalmente contra o uso do agachamento, mas após o Campeonato Mundial de 1938, foi percebido que poderia usar mais potência de perna pela eficiência incomparável do agachamento. É o exercício principal para todos os levantadores e nunca deve ser negligenciado. Sem agachar, as chances de alcançar bons resultados ficam restritas.
Davis trabalhava todos os três levantamentos com quantidades iguais de atividade. Às vezes até cem repetições executadas em séries de cinco com pesos pesados em um programa de treino intenso, com pesos acima de 180 kg. Esta prática fez a potência muscular crescer, junto com um ganho de 5 cm de diâmetro das coxas. Em uma apresentação em 1942 executou   "agachamentos com saltos" (“jumping squats”) com 180 kg. Este intenso programa facilitou a execução do primeiro tempo com 180 kg. Nesta época, Davis executava três repetições de agachamento com 250 kg, oito com 240 e dez com 230 com um peso corporal de 88 kg.

Davis nunca dormiu num quarto de hotel, nem uma única vez durante toda a sua carreira nos Estados Unidos. Na Europa, sim. Mas nos Estados Unidos, dormiria no caminhão, ficava com amigos ou, se o funcionário do hotel gentilmente deixasse, dormiria em uma cadeira no lobby. Mas não em um quarto.

Era o mesmo para encontrar um lugar para comer. Às vezes o único lugar para comer que estava aberto não aceitava negros. A questão de raça impediu Davis de treinar no ginásio da York Barbell Company, em York, Pensilvânia, centro do levantamento de peso dos Estados Unidos na época. Muitos eram abertamente hostis com levantadores pretos, e alguns mesmo reclamavam que não iriam dividir os mesmos halteres e outros equipamentos com eles. Surpreendentemente, o racismo ficou ainda pior depois que Davis venceu o Campeonato Mundial.

Um dia, John estava treinando no ginásio da York e alguém — ele nunca soube quem — jogou uma anilha nele enquanto ele estava treinando. Ele se recusou a treinar lá novamente. Bob Hoffman, treinador da equipe de levantamento de peso dos EUA, arranjou para Davis treinar na YMCA da Filadélfia, outro local de levantamento de peso, perto da York. Hoffman também pagou sua taxa de matrícula em uma escola privada e enviava-lhe uma pequena quantia semanal para as despesas.

Devido à Segunda Guerra Mundial, dois Jogos Olímpicos e cinco campeonatos do mundo foram cancelados durante o que seria o auge da sua carreira competitiva no levantamento.

Aos 19 anos, ele totalizou 450 kg enquanto pesava 89 kg. Seu total também foi maior do que qualquer um tinha levantado. Ele também foi o primeiro homem a totalizar 454 kg (1000 libras) não oficialmente, Steve Stanko foi o primeiro a totalizar as 1000 libras oficialmente. Em 24 de maio de 1941, duas semanas depois de Stanko fazer este recorde, Davis derrotou Stanko e Louis Abele ganhando seu primeiro campeonato nacional Senior como peso pesado. Davis totalizou 456 kg (1005 libras), um novo recorde mundial. Abele, pesando 99, ficou em segundo lugar com um total de 442,5. Stanko pesava 101 e ficou em terceiro lugar, com 440. Foi uma batalha de Titãs, mas Davis foi o vencedor.
Davis também ganhou o campeonato de seniores em 1942. Mostrando o efeito dos anos de guerra, seu peso caiu para 87 kg menos quase 5 kg que o ano anterior, ele fez 137,5-125-160, para um total de 422,5. Não foi seu melhor desempenho, mas o suficiente para vencer por uma margem confortável. Ele também ganhou em 1943, com 132,5-132,5-162,5, para um total de 427,5. Foi excelente para um homem que praticamente não teve oportunidade de treinamento regular. Davis tinha sido convocado no início daquele ano, mas conseguiu dez dias livres antes do campeonato para dedicar poucos dias ao treinamento sério. Depois disso, tudo parou para Davis. Ele não foi aos nacionais de seniores de 1944 e 1945, não havia nenhum campeonato mundial e o último foi em 1938. Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados.

Os que seriam seus melhores anos, sem treinos e sem competições. As probabilidades são que Davis teria ganho cinco campeonatos mundiais e duas medalhas de ouro olímpicas durante estes anos perdidos. Após o final da II Guerra, foi marcado o Campeonato Mundial de 1946 em Paris. Bob Hoffman, o treinador de levantamento de peso dos EUA, teve que lutar para selecionar uma equipe em pouco tempo.

Davis estava morando no Brooklyn com sua mãe. Com apenas algumas semanas de treinamento, Davis entrou como um extra no Campeonato Sênior de New York City. Pesando 94 kg, ele fez 117,5 de Desenvolvimento, 120 de Arranco e 157,5 de Arremesso para um total de 395, muito abaixo do seu melhor. Algumas semanas mais tarde, entrou no campeonato nacional senior em Detroit. Davis estava sem dinheiro e não tinha nenhum emprego. Hoffman pagou suas despesas para ele fazer a viagem para Detroit. Hoffman fez o mesmo para outros 21 levantadores. Com três semanas mais de treino e a comida caseira da mãe, Davis já pesava 97 e aumentou o seu total para 415, fazendo 127,5 – 127,5 - 160. Foi uma melhoria substancial sobre sua competição anterior e Davis venceu por uma margem de 40 kg.

O Mundial de 1946
Steve Stanko e Louis Abele já não estavam mais competindo. Na verdade, Davis e John Terpak eram os únicos que ainda estavam competindo do grupo que foi ao mundial de 1938. Seria formada uma nova equipe para ir a Paris.  Hoffman via na Rússia e no Egito como número um e número dois do mundo, com os EUA em terceiro. Hoffman pensava no entanto, que a equipe dos EUA teria uma chance para ganhar o título. Na visão de Hoffman, o título mundial de 1946 dependeria de Davis vencer dois russos. O peso pesado de número um na Rússia era Kutsenko, mais alto seis centímetros e 12 kg mais pesado, que havia totalizado 415 no início do ano. O outro russo, Ambarzumian, era ainda maior e mais musculoso pesando 122 kg e seu total era de 432,5 kg. Como Hoffman havia previsto, era uma luta de pesos pesados: Davis contra os dois russos. A competição da categoria de pesos-pesados começou à 01:00 da madrugada e a plateia estava lotada, ninguém na multidão deixou seus lugares. O grande russo, Ambarzumian, começou o Desenvolvimento com 115 kg e depois 120 kg, com sucesso. Kutsenko iniciou com este mesmo peso e, em seguida fez 125 kg.

Davis ainda não tinha começado e estava descansando tranquilamente na sala de aquecimento, esperando ser chamado para começar. Ao longo dos anos, John desenvolveu um poder de concentração a um nível nunca visto, sendo capaz de deitar-se e realmente adormecer no meio de um Campeonato Mundial ou Olimpíada e, em seguida levantar, esticar-se, expulsar o sono fora e ir para a plataforma, transformando-se instantaneamente em uma máquina imbatível. Ninguém nunca viu nada igual.

Desta vez, John não estava dormindo, só deitou com os olhos fechados e descansou para reunir a sua força. O melhor Desenvolvimento de John antes de deixar Nova York tinha sido 125 kg e em Paris foi 130 kg. Ele decidiu começar com 127,5 kg. Quando o peso foi montado para sua pedida, ele se levantou, se esticou e bocejou, caminhou para a área de competição, passou magnésio nas mãos e pisou na plataforma. Fechou os olhos por alguns segundos, concentrado em sua força e em seguida aproximou-se da barra e executou um Desenvolvimento perfeito. Kutsenko então tentou 130 kg e errou. Davis pediu 135 para sua segunda tentativa e acertou. Ele perdeu 137,5 kg em sua terceira tentativa, mas tinha uma vantagem de 10 kg e era o homem mais leve em caso de desempate. Os russos aparentemente nunca se recuperaram do choque de ver um homem que, poucos momentos antes estava deitado, quase dormindo, executar o Desenvolvimento aparentemente sem esforço. Os russos simplesmente ficaram abalados com isso.


Depois a competição foi basicamente entre Davis e Kutsenko. Kutsenko começou o Arranco com 125 kg e  precisou de duas tentativas para fazê-lo. Davis iniciou com 127,5 kg e conseguiu facilmente. Hoffman escreveu mais tarde: “Davis preparou-se para colocar tudo o que tinha neste levantamento. Ele se posicionou, colocou as costas retas, abaixou os quadris e puxou alto e firme. O peso foi tão alto que ele só precisou abaixar um pouco. Foi um grande levantamento.” Depois disso, só ficou melhor. Kutsenko tentou 130 kg e perdeu, o que o deixou com 125 kg. O recorde mundial oficial no Arranco era de 135, realizado por Ron Walker da Grã-Bretanha. Steve Stanko e John Davis já tinham realizado tantas vezes 135 kg em apresentações, campeonatos e exposições pelos Estados Unidos, mas os resultados norteamericanos nunca foram oficializados. Davis queria ter certeza de quebrar o recorde de Walker, então pediu 135 kg para igualar o recorde e conseguiu. Isto o deixou 20 kg à frente de Kutsenko.

Davis em seguida pede 137,5 kg, que seria a primeira vez que alguém iria tentar um Arranco com mais de 135 em solo europeu. Hoffman escreveu: “eram 3:30 da madrugada, uma hora cruel para tentar um recorde.” No entanto, Davis fez um Arranco sem espaço para qualquer dúvida recebendo três luzes brancas, um novo recorde mundial oficial. Na pesagem oficial (havia uma pesagem da barra para aferir os recordes), a balança marcou até mais: 137,7. O primeiro recorde mundial americano após a guerra.

No Arremesso, Davis perde a primeira tentativa de 162,5 kg e acerta a segunda. Kutsenko faz 165 kg, mas já era tarde para ele. Davis ganhou de 435 a 415 de Kutsenko. Foi um dos melhores dias e Bob Hoffman feliz como um menino em uma loja de doces, abraçado ao troféu. Ele gastou US$20.000 do seu próprio bolso para enviar a equipe norteamericana para a Europa.

Davis continuou sua série de vitórias por mais sete anos, até 1953, sendo a mais longa série de vitórias na história do levantamento de peso em nível internacional. Ele é o único levantador a conquistar Campeonato Mundial ou Olimpíada em três décadas (de 1930, 1940 e 1950).
Olimpíadas 1948: 1º Davis (USA), 2º Schemanskiy(USA), 3º Abraham Charite (Holanda)


Em 13 de setembro de 1949, na França, John Davis fez com sucesso um Arremesso com o Eixo de Apollon - rodas de trem fixas a um eixo de 49mm de diâmetro que pertenceram ao strongman Apollon (Louis Uni 1862-1928). Davis conseguiu em sua quarta tentativa pública levantar esta massa inflexível de ferro. O conjunto pesava 166,5 kg, e o diâmetro da barra é quase o mesmo da parte da manga da barra olímpica onde ficam as anilhas. As rodas são fixas, nada gira. Extremamente velho e enferrujado e um pouco torto, o eixo entortou ainda mais depois que Davis caiu várias vezes. Antes das suas quatro tentativas públicas, Davis tentou levantar as rodas cinco vezes e falhou. Para levantar, John usou a pegada invertida usada no deadlift (uma mão em pronação e a outra em supinação) para sua tentativa bem sucedida. Davis realmente teve que soltar a mão esquerda do eixo durante o primeiro tempo e, em seguida, refazer a pegada na barra antes dela pousar em seu peito. Este foi um feito incrível, além da força necessária para realizá-lo. Veja o vídeo:



John Davis foi o primeiro amador a fazer 180kg no Arremesso e o primeiro a fazê-lo em um conjunto de barra e anilhas olímpicas.

Um dos três a ganhar seis campeonatos mundiais e duas medalhas de ouro olímpicas. Outros são: Vasily Alexeyev da União Soviética e Tommy Kono do Havaí.

John competiu pelo York Barbell Club em York, na Pensilvânia mas sempre treinou em sua cidade, New York.

Nunca foi a favor de tentativas de máximo semanalmente nos treinos  por não sentir que o corpo humano possa chegar ao pico produtivo muitas vezes seguidas. Testava seus máximos apenas uma vez por mês, após descansar bem na noite anterior e aquecer-se completamente, como se estivesse em uma competição. Após o aquecimento, fazia apenas três tentativas em cada levantamento como se fosse em uma competição real e só tentava uma quarta tentativa tentando quebrar um recorde pessoal.

Treinava por conta própria, de uma hora e meia a duas horas, normalmente quatro a cinco dias por semana. Nenhuma dieta especial, apenas uma refeição ordinária simples e saudável. Nunca comia nada antes de uma competição, a última vez que comia normalmente era a refeição do meio dia antes do concurso. Quanto ao sono, dormia normalmente cerca de dez horas por dia.

John Davis era um fumante inveterado, fumava um maço e meio de cigarros diariamente durante a maior parte de seus 63 anos. Davis comentava que esta era sua recompensa: câncer de cérebro, ossos, pulmões e pâncreas e um grave caso de enfisema.

Algumas dicas e comentários de John Davis, em jornais e revistas:

I. Utilize os fundamentos básicos no trabalho a ser realizado.
2.Experimentação. Mude a rotina ao atingir um ponto intransponível.
3.Dedicar suas energias, principalmente e exclusivamente para o levantamento
   com o qual você está preocupado em melhorar.”

Primeiras pedidas de competição
“Nos treinos, tentava minhas pedidas iniciais pelo menos 4 ou 5 vezes em condições diferentes: Um dia sem aquecimento, outro dia depois de um treino e outras vezes sob as condições mais impossíveis. Desta forma podia ter certeza de que a primeira pedida não dependeria de nada especial para ser executada.”

Aquecimento
“Trabalhar muito o aquecimento é um erro que eu vejo levantadores fazerem muitas vezes. Assim, quando fazem suas primeiras tentativas e parecem difíceis, não entendem o porquê. Em vez de simplesmente aquecer, eles deixam seus melhores levantamentos no aquecimento. O aquecimento é para que o sangue circule através do corpo e é especialmente importante para evitar rompimentos de músculos, tecidos e tendões.”

Treino
“Não há nenhum segredo para treinar qualquer levantamento. Basta um pouco de paciência, um pouco de imaginação e acima de tudo uma boa dose de suor com o peso mais pesado que você puder levantar.”

Mãos pequenas mas  muito fortes. 
Davis fazendo um "pinch grip" 
com duas anilhas de 15 kg
Split x Squat
“Eu usei o Arranco em split a maior parte da minha carreira, tentei em squat com um certo grau de sucesso e passei cerca de três meses aperfeiçoando o Arranco em squat. Para mim a técnica em split é superior, eu nunca me senti confortável executando o squat. Eu não sou totalmente contra, mas gostaria de sugerir que qualquer pessoa deve antes decidir sobre qual técnica utilizar.”

Pegada na barra (as mãos de Davis eram muito pequenas: 18cm x 9cm)
“Meus dedos curtos impediram-me de fazer a pegada em hook. Meu melhor Arranco - 150 kg e 182,5 kg de Arremesso foram feitos sem a pegada em hook e nos Desenvolvimentos e Arremessos eu usava a pegada aberta com os polegares atrás da barra.”

Deadlifts
“Nunca fui de treinar deadlifts. Nunca fui a favor do Levantamento Terra junto com o treinamento de levantamento olímpico. Mesmo assim, eu era capaz de fazer 320 kg no Levantamento Terra sem qualquer preparação.”

Um excelente livro contando 
mais sobre a história de John Davis:
BLACK IRON: The John Davis Story -  
 Brooks Kubik

Resultados em Olimpíadas (duas medalhas de ouro) - Resultados dos três levantamentos em que se competia na época, em ordem - Desenvolvimento, Arranco e Arremesso:

1948:   137.5+137.5+177.5 = 452.5
1952:   150  + 145   + 165  =  460

Em 1979 Davis teve a casa saqueada por ladrões e suas medalhas olímpicas foram roubadas. Por sorte, algum tempo depois foram encontradas.

Resultados e totais em Mundiais (consecutivos, os anos que não aparecem não foram realizados):
1938:    1º              117.5+120   +150   = 387.5
1946:    1º              135   +137.5+162.5= 435
1947:    1º              140   +140   +175   = 455
1949:    1º              137.5+140   +165   = 442.5
1950:    1º              145   +147.5+170   = 462.5
1951:    1º              142.5+130   +160   = 432.5
1953:    2º              155   +135   +167.5= 457.5

"John Davis se manteve invicto no levantamento de peso de 1938 a 1953 sendo o detentor da mais longa série de vitórias consecutivas na história do levantamento de peso da elite internacional." - 
Bill Hinbern, historiador de treinamento de peso.

“John Davis, mais do que qualquer outro, definiu para mim o padrão para que eu seguisse no levantamento de peso.” - palavras de Tommy Kono, duas vezes campeão Olímpico e seis vezes campeão mundial.

                                                                                                              Jorge Califrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.