Translate

sábado, 9 de março de 2013

Gennady Ivanchenko

 

Soviético nascido em 1946, Gennady Ivanchenko é uma lenda do levantamento de peso de uma época em que os atletas eram limitados pela idade, pelas lesões, pela política e por muitos outros fatores. Ivanchenko foi o primeiro da categoria até 82,5 kg a quebrar o recorde de 500 kg no total dos 3 levantamentos (até 01 de Janeiro de 1973 os levantamentos olímpicos eram 3: Desenvolvimento, Arranco e Arremesso). Ivanchenko ganhou torneios nacionais e internacionais e quebrou recordes mundiais. Com a eliminação do Desenvolvimento, seu recorde de 178.5 kg obtido em 1972 ficou predestinado a ser o definitivo na categoria de 82,5 kg.
Ivanchenko executava o Desenvolvimento
de forma estritamente ereta, da forma como
era executado em outras épocas, conhecido
como Military Press
PARA COMPARAR: Tentativa de Valery Yakubovski (cat. 110kg) tentando 206,5 kg, mas não finalizou o movimento. Repare no tronco quase em paralelo ao chão. Posteriormente seu  recorde foi 210 kg. (Kono photo)

Começou a treinar com kettlebell aos 16 anos. Em um ano de treino, ainda Júnior, ganhou o Campeonato Sênior do distrito de Smolensk. Pesando 67 kg, embora não oficialmente, bateu o recorde de mestre dos esportes. Seus primeiros resultados foram: Desenvolvimento com a mão direita com 32 kg x 38 repetições e 32 kg x 35 repetições com a mão esquerda. O Arranco ele podia executar infinitamente, até 50 vezes - até a mão ficar encharcada de suor. Quanto ao Arremesso com duas mãos, era mais difícil, pois dois kettlebells juntos somavam 64 kg e, pesando 67 kg, executava 13 – 14 repetições no Arremesso.
Depois começou a treinar com um eixo de picape pesando cerca de 50 kg, erguendo-o acima da cabeça com uma mão. Com dois kettlebells de 32 kg  eram feitos desenvolvimentos por 4 repetições. Tanques de oxigênio e barris também serviam como equipamento de treino. Levantava dois tanques de oxigênio de 90 kg de um caminhão e apostava em quanto tempo faria determinada distância.

Aos 17 anos foi para Riga estudar na escola naval. Ao chegar foi logo ver as instalações esportivas. O treinador o viu e perguntou se praticava algum esporte e se já havia tentado fazer levantamento de peso. Ivanchenko disse-lhe que levantava kettlebells e eixo de picape, mas nunca havia visto uma barra de levantamento olímpico. Apresentado ao equipamento de levantamento olímpico, começou a fazer Desenvolvimentos. De repente, todos os atletas pararam para ver o novato fazer um Desenvolvimento com 100 kg. Em seguida, fez um primeiro tempo com 105 kg, mas não conseguiu levantar sobre a cabeça, pois já naquela época Ivanchenko executava o desenvolvimento militar, que é estritamente sem roubar. O treinador disse a ele que o peso que ele havia feito era o recorde Júnior da União Soviética. A partir daí começou a levantar pesos no clube Dynamo de Riga. Nos primeiros campeonatos, os resultados já eram de atleta classe A Junior Nacional da União Soviética na categoria de 67,5 kg. A técnica ainda era rústica, mas rapidamente evoluiu. 
Puxadas eram executadas infinitamente
por Ivanchenko. (Kono photo)

O mais desagradável foi constatar que, devido ao histórico de ter treinado com kettlebell, seus músculos estavam muito encurtados. Como as mãos eram fortes, o peso era levantado principalmente pela força do bíceps. Então foi feito um trabalho muito longo de flexibilidade para alongar a musculatura.

Dentro da rotina também eram executados vários tipos de saltos e na pista de atletismo em corridas com obstáculos na distância de 60 metros, onde eram executadas cerca de 10 passagens. Uma vez fizeram uma aposta com um corredor candidato a mestre dos esportes. Quem seria mais rápido, o corredor em 100 metros rasos ou Ivanchenko em 60 metros com barreiras? Adivinhe quem venceu? Estes exercícios desenvolveram em Ivanchenko a explosão e a coordenação necessárias para o levantamento de peso.                                                   
Impressionante musculatura de Ivanchenko,
que resultou no apelido de "Robot" (Kono photo)
Volumes de treino não eram suficientes e o treinador costumava expulsar Ivanchenko da sala de treino. As séries de puxadas, por exemplo, eram intermináveis. 

QUINHENTOS
Em Vilnius, Lithuania, 24 de abril de 1970, Gennady Ivanchenko mostrou um resultado fenomenal: Desenvolvimento 165 + Arranco 150 + Arremesso 185 e tornou-se o primeiro da categoria de 82,5 kg a fazer um total de 500 kg. Foi realmente um momento histórico. David Rigert também veio a Vilnius chegar a 500 kg, mas só atingiu a soma de 495 kg no total.
David Rigert, que também tentava ser o
primeiro na categoria 82,5 a fazer 500kg.
Ivanchenko foi o primeiro a conseguir
 o total de 500kg e depois do Mundial
de 1970, Rigert subiu para a categoria
 de 90kg com grande sucesso e recordes.













   Campeonato Mundial de 1970, Columbus, Ohio
Seu desempenho no Mundial de 1970 foi inesquecível. Depois de ganhar a medalha de ouro, toda a gente falou sobre o fenômeno Ivanchenko. O principal adversário era David Rigert, que estava muito nervoso. Seu peso corporal era maior que o de Ivanchenko, que tinha que perder 2-2,5 kg com dieta. David teve que perder muito mais peso fazendo sauna. Adicione a isso toda a excitação em torno do campeonato e seu forte desejo de ganhar, tudo acabou em um terceiro lugar para ele. Rigert perdeu duas tentativas no Arremesso e todos estavam torcendo para ele conseguir. Na terceira pedida, fez o primeiro tempo e quase não subiu. Com muita coragem ele levantou, em seguida arremessou e, depois de perseguir o peso por toda a plataforma, conseguiu finalmente equilibrá-lo. Quanto a Ivanchenko, acertou todas as tentativas e bateu dois recordes mundiais. Seu total foi de 505 kg.

 
Ivanchenko sempre gostou de fisiculturismo e sempre acreditou na ideia de que o levantador de peso podia apresentar um físico bonito. Em Columbus teve a sorte de conhecer vários ginásios e academias e conseguir autógrafos de John Grimek e Larry Scott.

Após o campeonato, o famoso Rudolph Plukfelder, treinador de David Rigert, viu que os resultados de Rigert iriam parar se ele não subisse para a próxima categoria de peso - a de 90 kg. Como resultado ele alcançou enorme sucesso e 60 recordes mundiais. No geral, esta era a categoria perfeita para David Rigert.

Os últimos campeonatos de Ivanchenko foram em 1979, já na categoria de 90 kg. Depois trabalhou como treinador e vez ou outra dava orientações aos interessados em levantamento de peso.

No Desenvolvimento eu fiz 178.5 kg. No Arranco, meu recorde pessoal foi 156 kg na categoria de 82,5 kg. Competi na categoria de 90 kg no final da minha carreira e alcancei resultados de mestre dos esportes de classe internacional. No Arremesso eu fiz 217 kg em treino e 212 kg em competições.”

“Quanto ao meu movimento favorito, eu tenho que dizer que nossa geração era universal, multidisciplinar. Mas, no geral, foi o Desenvolvimento porque eu tinha uma grande eficiência no movimento. Se eu arriscasse ou fizesse truques, eu teria aumentado os recordes até 190 kg. Eu não fiz isso por causa da lesão vertebral, eu era um atleta de força estrita. Fiz um desenvolvimento com um kettlebell de 32 kg com uma outra em cima dela.”


 “Você pode treinar muito e mostrar nada na competição, assim como você pode treinar pouco e mostrar muito na competição. Há uma linha tênue que é muito individual.”

“Todo mundo quer obter resultados rápidos. Eu estava prestes a terminar a minha carreira como levantador e via os jovens atletas. Eles não treinam como nós treinamos, não dão nenhuma atenção ao processo do treinamento. Aquele que já está levantando ou prestes a começar a envolver-se neste esporte, tem que pegar um objetivo e segui-lo com trabalho duro e persistência, assim terá um resultado muito positivo. Nem todo mundo pode se tornar um campeão, mas todo mundo pode se tornar forte e ter um corpo atlético treinando duro e com persistência.”- Gennady Ivanchenko




                                                                                                                   
                                                                                          Jorge Califrer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.