Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tommy Kono



Tommy Kono (27 de Junho 1930 - 24 de abril 2016)  –  Norte-americano descendente de japoneses, Tommy Kono é considerado um dos mais completos no mundo do Peso. 
Campeão de Levantamento de Peso consecutivamente entre 1953-59, além de ter se consagrado campeão de Fisiculturismo, vencendo o Mr. World e 3 vezes Mr. Universo.
                


Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956 e prata em 1960; Nos Jogos Panamericanos obteve 3 ouros: 1955 (México), 1959 (Chicago) e 1963 (São Paulo). 
Além disso, Tommy Kono é o único levantador de peso a estabelecer Recordes Mundiais em 4 (Quatro) categorias de peso corporal! 
Após a “aposentadoria” nas competições em 1964, continuou em atividade como técnico das equipes de Levantamento de Peso do México (1966-68), Alemanha Ocidental (1969-72) e Estados Unidos (equipe masculina entre 1972-76 e feminina entre 1987-90) e também atuou como árbitro. Até depois de ter completado 80 anos, continuava ministrando palestras e seminários sobre Levantamento de Peso. 
   



Nos Jogos Olímpicos de 1952 Helsinki, bateu recorde no Arranco, calçando sapatos sociais normais, que tinham uma pequena modificação na região do calcanhar com uma sola um pouco mais alta para transferir o centro de gravidade um pouco para a frente, dando assim mais equilíbrio ao atleta.

Em 1993 Kono foi eleito para o Hall da Fama da Federação Internacional de Levantamento de Peso.

Escreveu os artigos “ABC of Weightlifting” para a revista Strength & Health nos anos 60 e um importante livro sobre Levantamento de Peso para todos os interessados no assunto, iniciantes e avançados (WEIGHTLIFTING, OLYMPIC STYLE). Outro livro de Kono (CHAMPIONSHIP WEIGHTLIFTING), além das técnicas de levantamento de pesos, enfatiza a importância do “Estado da Mente” e de como manter uma atitude mental positiva. Dá também verdadeiros ensinamentos sobre viver bem a vida, valorizar e agradecer aquilo que se tem, ressaltando que “as coisas poderiam ser piores”. Alguns de seus ensinamentos através de frases de efeito são:

- “Melhor ter treinado menos do que ter um “overtraining”. (Com toda a razão, pois o excesso de treinamento – overtraining - causa stress de difícil recuperação por completo).
- “Para cada “queda” deve haver uma “subida”, mas você pode se manter “por baixo” se você se cobrar o tempo todo”.
- “Treinar duro e pesado é muito importante, mas acredite em sua habilidade. Isto é o que transforma você em um campeâo”.
- “Um bom levantador de peso não procura desculpas. Não importa o que aconteça, pense que poderia ser pior, então seja agradecido”.
- “Junto com a complacência vem a eventual regressão”.
- “Pense, planeje e espere resultados positivos”.    

Tommy Kono fala com conhecimento de causa, afinal de contas por muito tempo treinou no porão de casa com uma barra já bem desgastada, e mesmo assim tornou-se campeão. A imagem abaixo mostra sua "área de treinamento", onde treinou por muitos anos.   
Jorge Califrer





Um comentário:

  1. Resumindo e concluindo:
    http://www.youtube.com/watch?v=CNy0Odapgds&list=PL53EFA86208A2A6A6

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.