Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

George Hackenschmidt - o Leão Russo




















George Hackenschmidt (20 de Julho de 1878 – 19 de Fevereiro de 1968) 
Lutador e Levantador de Peso nascido na Estonia, viveu grande parte da vida na Inglaterra.
Com 1,75m de altura, durante o período em que competia pesava cerca de 95-99kg. 
Ele parece "bombado", certo? Estas fotos foram tiradas entre 1900-1915, é só o resultado de: treino, alimentação e hábitos saudáveis. 
Ele é 100% natural, porque os anabolizantes hormonais foram isolados somente em 1930 na Suíça, e entraram em produção regular só alguns anos depois.
Hack sempre preconizou a importância do desenvolvimento da Mente juntamente com o Corpo e sempre enfatizou trabalhar estímulos positivos e a autoconfiança. É reconhecido como o Primeiro Campeão Mundial de Wrestling, além de grande campeão de Luta Greco-Romana. Aos 14 anos (1892) foi campeão de Ginástica e em 1898 (aos 20 anos) sagrou-se Campeão Europeu de Luta Greco-Romana e também campeão de Levantamento de Peso, atividade que sempre praticou junto com as Lutas.

Em 1901 venceu os torneios mundiais de Luta Greco-Romana em Paris, Moscou e Viena. Recebeu o apelido de Leão Russo e foi o primeiro lutador de categoria mais pesada a utilizar o “Bear Hug”, também conhecido como “bodylock”. Com mais de 2000 lutas, perdeu apenas 2 confrontos justamente contra um mesmo oponente (Frank Gotch), lutador que "jogava sujo" e só venceu mesmo fazendo uso de "crocodilagem" para vencê-lo (em 1908 Frank Gotch passou óleo no corpo, deu unhada e arranhões, lançou óleo nos olhos de Hack etc... e acabou vencendo com uma chave de pé). Da outra vez, em 1911 durante os treinos próximos ao confronto, Gotch pagou um “sparring” para machucar o Hack durante os treinos, e isso aconteceu prejudicando o joelho do grande campeão, que mesmo assim não desmarcou a luta, mas, após muitos minutos de luta, acabou perdendo por não suportar a dor da contusão provocada intencionalmente pelo oponente.

Sua "aposentadoria" nas competições não o afastaram das Atividades Atléticas, sempre mantendo contato com o mundo das lutas e dos pesos. Além de sempre enfatizar a importância do binômio Força e Saúde (Strength and Health), onde é importante o uso de pesos para o desenvolvimento geral da Força, valência física que não pode ser desprezada quando se fala em Saúde, porque só com o fortalecimento do organismo obtém-se uma saúde melhor.
Hackenschmidt costumava fazer e ensinar um agachamento que passou a levar o seu nome ("Hack Squat"). Hoje, em quase todas as academias, existe um aparelho de agachamento chamado Hack Machine, que tenta copiar o agachamento que ele divulgou em seu livro "The Way To Live" mas o Hack Squat original na verdade é executado com pesos livres.

Entre outros exercícios descritos em seu livro “The Way To Live” está o  supino, que na época ainda era executado no chão, fazendo-se uma “ponte” onde apenas a cabeça e os pés ficam em contato com o chão e exercícios de fortalecimento de trapézio e de pescoço que também foram muito popularizados por este grande campeão, que dizia o seguinte:

   "Durante toda a minha carreira nunca me preocupei se eu era ou não era campeão. O único título em que me interessa ser reconhecido durante toda a minha vida é simplesmente meu nome: George Hackenschmidt".

   Hack escreveu livros sobre vários assuntos, não somente dedicados aos exercícios físicos e ministrou palestras sobre filosofia e psicologia. Entre os livros de sua autoria, o mais importante é “The Way To Live In Health and Physical Fitness”. Outros livros de sua autoria são: “Complete Science of Wrestling” (1909); “Fitness and Your Self” (1937); “Consciousness and Character: True Definitions of Entity, Individuality, Personality, Nonentity” (1937); “The Three Memories and Forgetfulness: What They Are and What Their True Significance is in Human Life”.
Jorge Califrer

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.