Translate

domingo, 13 de janeiro de 2013

Barbelle – Pudgy Stockton. A pioneira dos treinos atuais, muito à frente de seu tempo

   As  pessoas  estão  retornando  aos  treinos  com  pesos  livres,  a  “febre” das máquinas está diminuindo  e  muitos  exercícios  considerados  “old school”  hoje  se  tornaram assunto  para conversa como se fossem a maior descoberta do século.

   O Levantamento de Peso sempre esteve entre nós. A simplicidade do equipamento e do local para treinar não exige o enorme espaço necessário para abrigar um monte de aparelhos e máquinas.
   A vantagem dos pesos livres não fica por aí, pois o que as máquinas colocam de lado - os músculos estabilizadores - o peso livre não esquece.
   As mulheres que começam a levantar pesos tem obtido um efeito positivo sobre o corpo. Infelizmente, a grande maioria das mulheres ainda acredita que se pegar mais do que 10 quilos de peso livre irão magicamente desenvolver músculos como um fisiculturista e ficar “masculinizadas”.
   Na década de 1930, Abbye "Pudgy" Stockton não tinha medo de levantar pesos e era uma época em que o simples pensamento de uma mulher levantando pesos era inimaginável.
   Como você pode ver nas fotos, os treinos com pesos modelou muito bem seu corpo. Se você acha que Abbye construiu seu corpo levantando halteres de 2kg, pense novamente. 

   Ela treinava o que os homens daquela época treinavam. Entre outras coisas, seu treino consistia em paradas de mão, pullovers com barra, agachamentos, desenvolvimentos e remadas.
   Além disso, ela praticava o levantamento de peso competitivo – que na época eram três: Desenvolvimento, Arrranco e Arremesso.
   Com 1,60m e 52kg, ela fazia apresentações de ginástica e acrobacia. Com os braços estendidos acima da cabeça, equilibrava seu marido Les Stockton, que pesava 84KG, de ponta cabeça.

   Para cardio, 3 vezes por semana ela subia e descia as escadas na praia de Santa Monica 10 vezes seguidas – cada ida e volta é composta por 200 degraus, totalizando 2.000 degraus.

   Em 1944 começou a escrever uma coluna chamada “Barbelles” sobre o treinamento das mulheres na revista "Strength and Health".
   Pudgy também ajudou a organizar as primeiras competições de Levantamento de Peso para as mulheres. O primeiro concurso supervisionado pela a AAU (União Atlética Amadora) realizou-se em 28 de fevereiro de 1947 em Los Angeles, com 9 competidoras. Neste concurso, Stockton fez 45kg de Desenvolvimento, 48kg de Arranco e 61kg de Arremesso.
   Concursos de melhor físico para as mulheres também eram praticamente inexistentes na época e Stockton recebeu apenas um título durante sua carreira: "Miss Physical Culture Venus" em um concurso organizado por Bernarr Macfadden em 1948.

Pudgy Stockton é considerada pioneira do levantamento de peso feminino e do fisiculturismo. Ela e seu marido Les Stockton com seus atos acrobáticos e de ginástica ajudaram a estabelecer a popularidade do que ficou conhecido como Muscle Beach em Santa Monica, Califórnia.

   Ela apareceu nas revistas "Life", "Pic" e "Laff" e entrou para o Hall da fama da IFBB (Federação Internacional de fisiculturismo) em 2000.
   
   Stockton morreu aos 88 anos em 26 de Junho de 2006 por complicações da doença de Alzheimer.
                                                                                               Jorge Califrer
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.