Translate

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Arkady Vorobiev - Métodos de Treinamento Russo


Em 22 de dezembro de 2012, morreu aos 88 anos o cientista e atleta bicampeão olímpico Arkady Vorobiev.

Vorobiev foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsinki (categoria 82,5 kg), medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956 em Melbourne e em 1960 em Roma (categoria até 90 kg).

Além dos vários títulos de Campeão Europeu e Mundial, entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) em 1995.

Medalha de prata no Campeonato Mundial em 1950 (categoria de 82,5kg), campeão do mundo em 1953 (categoria de 82,5 kg) e em seguida na categoria 90 kg, campeão em 1954, 1955, 1957 e 1958. Medalha de prata em 1959. Terminou sua carreira internacional com medalha de bronze em 1961. Vorobiev definiu um total de 16 recordes em sua carreira.

Tornou-se um doutor em medicina e escreveu vários livros sobre Halterofilismo. Foi treinador da equipe nacional da União Soviética por muitos anos e levou a equipe soviética aos Jogos Olímpicos de 1964 e 1968. Seus livros e textos têm grande importância dentro do Levantamento de Peso e abordam todos os pontos importantes sobre o assunto, as técnicas de execução e o treinamento.
  
Aqui no Brazilian Weightlifting publicaremos uma pequena parte de seus textos, que serão de grande valor para os interessados no assunto. Fiquem ligados!
 Jorge Califrer


Métodos de Treinamento Russo:
Desenvolvendo Velocidade e Flexibilidade
Arkady Vorobiev (1968)

Velocidade
A velocidade pode ser melhorada em muito menor grau do que a força. Geralmente não ultrapassa 30-60% do esforço inicial. Uma pessoa destreinada pode correr 100 metros em 15-17 segundos. Após um treinamento longo e prolongado, este tempo pode diminuir para 10-12 segundos. Somente em raras circunstâncias pode-se conseguir uma melhora na performance perto de 100%. 

Para Levantadores de Peso, a velocidade é tão importante quanto a força. Os processos biomecânicos que ocorrem nos músculos durante a velocidade e o treinamento de força têm muito em comum. Os exercícios de velocidade, portanto, têm uma influência positiva na força, e os exercícios de força afetam a velocidade positivamente. Velocidade é aumentada apenas através de exercícios feitos em uma velocidade muito rápida.
Exercícios que apresentam um efeito positivo na velocidade:
  • Corridas de 20-50 metros.
  • Saltos em distância e saltos em altura, parados ou com corrida.
  • Lançamento de todos os tipos: dardo, bola de volei, medicine ball, etc.
  • Sprints de natação por 20-50 metros. 
  • Imitação dos Levantamentos usando bastão, barra ou pesos leves.
  • Arranco em pé e espaduamento (hang speed clean) usando bastão, barra ou pesos leves. 
Para o treinamento de velocidade, o número de repetições é muito importante.
Quando aparentemente o corpo está fatigado e o movimento começa a ficar lento, é melhor parar. Só os movimentos que são realizados com velocidade máxima trazem resultado. Portanto é melhor executar esses movimentos antes de iniciar o treino. Assim que os sintomas de fadiga aparecem, desaparecem os benefícios dos movimentos de velocidade.
É importante executar movimentos para desenvolver a velocidade muitas vezes, 3 ou 4 vezes por semana.


Condicionamento
Como condicionamento queremos dizer a capacidade do corpo para realizar uma certa quantidade de trabalho com uma determinada intensidade durante um certo período de tempo. Todos os atletas precisam de uma certa quantidade de condicionamento. Existem grandes diferenças entre condicionamento geral e condicionamento especial. Este último refere-se à resistência necessária para executar especificamente a modalidade a que o atleta se dedica.
Se o condicionamento geral for adquirido através de um treinamento físico com atividades e movimentos que se aproximam da modalidade principal, melhor será a qualidade do condicionamento especial. Normalmente os atletas com bom condicionamento geral são também os mais perseverantes em sua atividade específica. Se, pelo contrário, o condicionamento geral é construído por uma atividade completamente diferente de esporte do atleta, a contribuição será muito superficial dentro do condicionamento especial necessário para o desempenho de seu esporte. É simples entender:

O corredor de longa distância tem mais resistência do que o levantador de peso se houver longas distâncias para percorrer. Mas este mesmo corredor tem condicionamento muito mais pobre do que o do levantador de peso, se há peso a ser levantado.

O trabalho muscular do corredor de longa distância ocorre apenas com um suprimento de oxigênio muito grande. O esforço executado pelo levantador em um curto espaço de tempo é tão grande que ele nunca é capaz de obter um completo fornecimento de oxigênio. Seus músculos podem trabalhar com um abastecimento de oxigênio insuficiente. Na primeira categoria, o coração, sistema vascular e os órgãos de respiração têm influência fundamental. No outro grupo, a ênfase é sobre o aparato motor. Como mostra a pesquisa de M. I. Majsuradse, o treinamento de condicionamento de corredores de longa distância tem efeito negativo sobre o desenvolvimento da força. Por outro lado, o treinamento de força dos levantadores de peso não é bom para corredores de longa distância.

Levantadores de peso adquirem condicionamento especial pelo trabalho com os pesos. O método principal de condicionamento em que os levantadores de peso se baseiam é aumentando o número de séries de cada sessão de treinamento. Como já sabemos, a força cresce mais pelo treinamento com pesos pesados em que o levantador não é capaz de executar mais de duas ou três vezes.


Se alguém quiser aumentar a resistência, os pesos utilizados não devem exceder 60-70% do máximo. Este tipo de treinamento fará pouco mais do que aumentar a resistência, se praticada por levantadores experientes. O aumento da força com esse programa é muito limitado. No entanto, esse tipo de treino tem valor em aumentar a capacidade de recuperação para absorver o castigo de rotinas do treinamento mais pesado, podendo aumentar sua condição através de treinamento regular 20-30 vezes mais do que sua força e velocidade. 
 
Em sua época, levantadores como Medvedev e Plukfelder (imagem ao lado) levantavam um total de 10-15 toneladas ao longo de um treino de 3 a 3 ½ horas sem ficar particularmente cansados depois dessa rotina. Vlasov levantava até 20 toneladas em um dia de treinamento e estava pronto para o dia seguinte. É claro que só levantadores muito bem treinados podem suportar e se beneficiar de cargas de trabalho elevadas.
Para iniciantes, 1-3 toneladas por dia de treinamento é suficiente. No entanto, até isso pode ser demais. Só gradualmente, com as funções dos vários sistemas do corpo se adaptando e melhorando, o levantador suporta uma carga significativamente maior de treinamento sem esgotar-se.

Flexibilidade
A flexibilidade é a capacidade de executar um movimento completamente, ou seja, com uma amplitude completa de movimento. Essa capacidade é dependente da mobilidade nas articulações, elasticidade nos tendões e músculos.

O aumento do tônus dos músculos que se observa após o treinamento reduz a mobilidade das articulações. Sem boa mobilidade nas articulações, um funcionamento poderoso e rápido dos músculos é impossível. Se a capacidade de movimento é boa, o músculo é capaz de executar com total eficiência. 

A pesquisa do Professor A. V. Korobkov mostra que a maioria dos campeões apresenta excelente flexibilidade nas articulações. Vlasov (imagens ao lado e abaixo), Kurinov e outros são exemplos de uma extraordinária flexibilidade e mobilidade. Flexibilidade é especialmente importante para os levantadores de peso por ser vital para o desempenho no esporte. Mas uma sessão de treinamento tende a diminuir o movimento e a flexibilidade nos membros e principalmente na coluna vertebral, que vão se compactando pelo peso. Exercícios de flexibilidade – não confundir com “alongamentos” - devem ser incluídos no início e no final de cada exercício, principalmente após muitas puxadas e desenvolvimentos pesados.
 
Após os levantamentos e os agachamentos recomendamos tocar no chão com os dedos, mantendo os joelhos retos. Recomenda-se também que se pendure em um espaldar ou barra horizontal.

Também é verdade que os levantadores que têm dificuldade para endireitar os braços para preparar o 2º tempo (demonstrando falta de flexibilidade do cotovelo) encontram dificuldade ao estender os braços e exercícios de flexibilidade podem facilitar a acomodação. Para melhorar a flexibilidade do ombro e dos cotovelos: levantar um bastão sobre a cabeça mantendo os braços esticados e então trazê-lo por trás do pescoço e nas costas.

Desenvolvimento de flexibilidade requer prática constante. Incluir exercícios de flexibilidade apropriada antes, durante e depois do treino irão desenvolver uma amplitude completa do movimento. Além dos exercícios praticados no treino, se possível deve-se fazer algum trabalho de flexibilidade em casa. Se esforce para ir um pouco mais para aumentar a amplitude do movimento.

Flexibilidade e Velocidade são de importância vital para o levantador de peso. Negligenciar estas duas Valências Físicas só diminuem as chances de sucesso.
 







Arkady Vorobiev (1924– 2012)

tradução e adaptação: Jorge Califrer



2 comentários:

  1. Parabéns Jorge pela iniciativa de mostrar ao grande público a história e textos de grandes lendas do Peso como Vorobiev. Um Grande abraço do amigo do Sul, Rodrigo Dall'Aqua.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodrigo, espero que passe a frequentar o blog, sempre teremos coisas interessantes por aqui justamente com a intenção de passar ao grande público informações e valores esquecidos do mundo do Peso em geral. Quando vier ao RJ, aguardo sua visita no Clube Santa Luzia.
    Um grande abraço.
    Jorge Califrer

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.